terça-feira, novembro 20, 2007

Exageros

Ontem de manhã passei pelo Campo Pequeno e como de costume dei uma olhadela ao relógio/termómetro que lá está. Marcava 6 graus. Brrrrr!
Pela hora do lanche voltei a passar pela mesma zona e, como isto já é hábito arreigado, dei nova olhadela: O relógio marcava 16 e 15 e a temperatura era de 17 graus.
Como já aqui tenho deixado escapar, eu vivi uns anos em Macau.
Clima duro, uma humidade elevadíssima que superava aquela que eu já conhecia de África, e temperaturas relativamente altas de Verão. E, nessa altura queixávamo-nos muito da humidade e também um pouco do exagero da estabilidade da temperatura. Aquilo era demais, estabilidade demais! Havia dias em que se ouvia na telefonia «temperatura máxima no dia de hoje 29 graus, temperatura mínima 28 graus». A sério. Chegava a haver amplitudes de um único grau em 24 horas!

Mas...
Nem oito nem oitenta.
Com uma diferença de meia dúzia de horas, no mesmo local, haver uma alteração de mais de 10 graus, é obra!!!
Imagino que se eu fosse de metal, não haveria grande problema, mas de pedra talvez começasse a rachar. O complicado é que sou mesmo é de carne e osso.
Ai, ai, ai... Oh São Pedro atine lá que a gente assim não aguenta.

9 comentários:

Anónimo disse...

:))))
E hoje penso que vai pela mesma.
Já choveu, agora está melhor mas com muito frio e se calhar lá para a tarde começa a fazer uma temperatura razoável...
Temos de aguentar é claro. Lá entre as nuvens o tempo deve ser mais certinho, dá para andar de túnica arregaçada, e ele nem dá por nada.

Anónimo disse...

PS - esqueci-me de falar nessa «ausência de amplitude» térmica de Macau. Imagino as noites!!!!!

Anónimo disse...

É claro, é claro!!...
Mas, olha lá, outra coisa: aqui na coluna do lado, esta coisa dos «últimos comentários» tem dias, não é? Hoje reparei que quando cá cheguei já estavam ali os comentários da joaninha que não tinham sido assim há lá muito tempo; mas já tenho reparado, que muitas vezes a gente comenta de manhã e à tarde aquilo ainda está parado.
É como os socorros a náufragos, só trabalha das 9 às 5?...

Anónimo disse...

(King, tens razão; já andei para chamar a atenção mas deve ser coisa que não se pode corrigir à mão, deve ser da blogspost)
Isto com a chuva parece que o frio está menos forte. Ou sou eu que me habituei?...

Anónimo disse...

Eheheheh!! King e Mary, até parece que a blogspot ouviu, hoje anda actualizado - mas vocês tinham razão. a piada era ver se alguém tinha vindo atrás de nós e muitas vezes isso não se via.

Quanto ao tempo, minha cara, nem imagino o que não seja não haver amplitude nenhuma, é assim uma coisa morna...? Mas tens razão, que nem oito nem oitenta.

josé palmeiro disse...

Essa da amplitude e dos nossos corpos, é mesmo verdade. Somos muito resistentes.
Se isso é em Lisboa, calcula no interior, no Alentejo, profundo, é uma coisa de rachar, em pleno verão, quando havia uma esplanada que dava cinema.nas noites dessa estação, era normal levar-se capote ou samarra e uma mantinhas para as senhoras enrolarem as pernas.
Ao invés o clima do Algarve e então nos Açores ainda é melhor, as amplitudes térmicas, são muito mais suaves.

Anónimo disse...

Olha lá tens assim tanta confiança no termometro do Campo Pequeno?È que o da Praça de Espanha consegue ser pior que aquelas informações das paragens de autocarros que nunca acertam ou não funcionam...AB

cereja disse...

Ah, e quanto aqui aos «últimos comentários», realmente é uma geringonça para a qual eu não meto prego nem estopa. Realmente às vezes parece que só pega de empurrão, mas sempre vai dando uma ideia...

cereja disse...

Olha AB, não andamos nos mesmos autocarros (já sabia, mas confirma-se agora :D ) porque nas «minhas» paragens aquilo - com grande surpresa minha que nunca imaginei que funcionassem quando aparecerem - nas «minhas» funcionam bem!
O relógio da Praça de Espanha não me lembro bem dele, quanto ao do Campo Pequeno é certo que também não confirmo o termómetro porque não tenho com que comparar, mas como o relógio anda certo, achei que o termómetro também... :)