quarta-feira, novembro 21, 2007

A Convenção fez 18 anos

Já atingiu a maioridade.
Todos os anos, desde que escrevo em blogs creio eu, que neste dia relembro que hoje é o Dia em que foi aprovada a
Convenção sobre os Direitos da Criança. Foi a 20 de Novembro de 1989. Portugal ratificou-a um ano depois, foi dos primeiros países a fazê-lo.
É uma Convenção, não se trata de uma série de ‘boas intenções’, aqui trata-se de um conjunto de leis, que os países que assinam se comprometem a cumprir.
Claro que …
Pode haver quem questione para que serve assinar e comprometer-se a cumprir quando sabemos à partida que tal não se vai fazer.
Aliás basta saber que TODOS os países do Mundo (com a irónica excepção dos Estados Unidos e Somália) a assinaram para se ver que o facto de prometer que se vai cumprir aquelas leis, não chega.
Mas é alguma coisa. Pelos menos promete-se que assim que houver condições, se vai cumprir.

Melhor que nada. (mas pouco...)




Ups!!! - (hoje, quinta 22, dou conta de que este post saiu com um dia de atraso; como é que me convenci que ontem tinha sido dia 20??? as minhas desculpas!)

2 comentários:

Anónimo disse...

Bem lembrado.
Mas sempre me fez espécie porque raio os Estados Unidos não assinaram essa coisa?! Parece birra.
E é Sudão ou Somália?

cereja disse...

Guizinha, era Somália, sim senhora, enganei-me e corrigi quando li o teu comentário.
E ainda por cima enganei-me duas vezes que afinal tenho falado nesta Convenção mais no Dia da Criança do que em 20 de Novembro. É que como sei bem esta data considerei que a tinha sempre levado em conta...