quarta-feira, novembro 21, 2007

Caro, mas não tanto

Como grande parte das donas de casa, eu faço as «compras do mês», como o nome indica, apenas uma-vez-por-mês e, desde há uns tempos que passei a aproveitar e mandar levar aquelas coisas todas a casa porque é um sossego. De recordar que nas ‘compras do mês’ entra tudo o que é «matéria pesada»: detergentes em pó e em líquido, amaciadores, lixívias, ceras, dezenas de pacotes de leite, arroz, massa, batatas, cebolas, garrafas de vinhos, azeites, refrescos, frascos e latas de conservas, enfim a artilharia pesada de uma casa, que é muito agradável receber na nossa cozinha sem acartar com essa tralha toda (bem basta depois ter de a arrumar!)
Ora acontece que ontem lá fui encher o meu carrinho de compras e, como de costume, à medida que a menina da caixa passa os produtos pelo leitor de barras ia confirmando o preço e dando uma olhadela para o total. Contudo, já mesmo no final, tive de trocar umas palavras com a outra sua colega encarregue do envio, e portanto desviei os olhos desse ecrãzinho. Quando voltei a olhar estava tudo já nas caixas, e a conta a ser impressa.

OK. Estendi o cartão para pagar enquanto via o total que me pareceu muito inflacionado. Mas, como nos últimos tempos vou sentindo tudo sempre mais caro, pensei para comigo – Livra! Desta vez é que foi cá um pulo!
E voltei para casa a matutar no caso.
Sento-me com calma e vou conferindo os produtos todos, sempre a bater certo e com preços “normais” até chegar a ‘ovos’ e ver que era a maior parcela daquela coluna – 38 euros e tal.
Quêêêêê??? Eu tinha comprado uma embalagem grande com duas dúzias de ovos mas, por mais caros que estivessem, não seria aquele preço. Vejo melhor e aquele produto tinha sido multiplicado por 12, eu seria a feliz compradora de 24 dúzias de ovos!!!

O que significava que a minha conta astronómica afinal era quase 40 euros menor…

Uff… *suspiro*

Passei à noite por lá, com o talão, e recebi o troco. Já respirei.


8 comentários:

Anónimo disse...

Eheheheh!!! Isso eram ovos para o Natal, Ano Novo e festas de aniversário de todo o ano!!!!!!
Livra! Quase 8 contos de ovos. Calculo bem como a conta ficou «inflacionada»!

Anónimo disse...

Olha que isto é um depoimento interessante. Repare-se que numa conta, mesmo grande (cem euros, talvez) seria 'possível' um aumento de quase 40, e uma pessoa pensar que era possível!
E, imagine-se que não era uma coisa tão óbvia. Se por exemplo fosse uma conta de talho e não viesse discriminado. Ias pensar «Bolas que a carne está que não se pode!» mas aceitavas...

Anónimo disse...

Ganda gemada!!!

Anónimo disse...

Está bem apanhada a imagem. Realmente eram uns ovos de ouro!!!!

Anónimo disse...

Também tiveste sorte.
Devemos conferir sempre na altura (eu prego mas às vezes também me escapa...)
Então uma conta tão grande como deve ter sido essa! Livra!

Anónimo disse...

Mas esta Emiéle tem sempre sorte, Gui! As coisas que nos tem contado, que parece uma catástrofe e no fim acabam bem!...

saltapocinhas disse...

ohhh
e eu a pensar que tinhas comprado os ovos da tal galinha especial!

cereja disse...

Saltapocinhas, sabes que para serem de ouro, então eram baratos!
O resto do maralhal: Tive alguma sorte em terem acreditado em mim, mas a verdade é que uma cliente que tivesse levado tanto ovo, chamava a atenção!!!!!