domingo, outubro 07, 2007

Questões de género

Ainda às voltas com os escritos sobre vestuário, relembrei muitas coisas.
O certo é que na actualidade, como sabemos, nem sempre o que se veste serve para distinguir muito claramente o género. O «uniforme» da juventude – jeans e tee-shirt – é completamente unisexo.
Bom, não será exactamente assim, quanto às jeans realmente as de rapaz e as de rapariga podemos dizer que são iguais, as tee-shirts podem apresentar algumas diferenças. Mas o certo é que dois irmãos adolescentes, rapaz e rapariga, podem vestir as roupas um do outro sem qualquer problema social.
Como se tem andado aqui a ver, há meio século a coisa não era nada assim. Contudo… Lembrei-me de como era curioso a visão que se tinha então das roupas de criança. Se entre homem-mulher a diferença era um enorme fosso, já as crianças do início do século passado vestiam de igual.
Remexendo em álbuns antigos encontrei o que sabia:
meninos vestidos com saias.
Vejam: na foto ao lado, mais pequena, são dois irmãos, o que está de pé tem 3 anos e o mais pequeno 2. Na foto de baixo, com passe-partout, é o mesmo menino loiro com menos um ano. Nos dois casos, ataviados com umas belas saias…

Imaginem que hoje mandavam o vosso filho de 3 anos ao infantário com essa toillete…
:D



(podem clicar em cima das fotos para verem melhor)

6 comentários:

Anónimo disse...

Para contrastar com o boneco debaixo (um tanto snob) nada melhor do que a ternura deste.
As fotos estão lindas. E os meninos um encanto. mas como dizes, se hoje se vestisse um rapaz de 3 anos com estes fatos até ele embirrava e não deixava.
Olha os meninos de hoje!!!!!

Anónimo disse...

E o chapéu...
Mas o mais interesante é que isto não são fotos de fotógrafo, pelo menos não parecem...
O monte de lenha (??) que se vê no fundo não parece de estúdio.

josé palmeiro disse...

Tens razão Raphael, é mesmo lenha, exactamente monte, como dizes. Se estivesse arranjadinha, chamar-se-ia, "meda". Vou tentar mostrar algumas fotos desse tempo, para dar, ainda, mais força ao texto, que é belíssimo.

Anónimo disse...

Por cá tb.existem fotografias desse género.Os meninos de "meio-curto".Até para aí aos 3 anos.Depois vinham as botinas e meias esticadas até ao calção abaixo do joelho apertado com botão ou mais largo e o celebre "fatinho de Marujo"ou de gola marinheira com chapéu e tudo.Quanto á cadeira onde a "pose" se encostava, era da praxe e aparece em quási todas as fotografias...(até parece que as crianças tinham dificuldade em se aguentar de pé)...AB

Anónimo disse...

É uma gracinha, Emiéle.
Também há em casa da minha mãe uns albuns com fotos deste tipo, mas se ela sabe quem são os retratados, eu não faço a menor ideia...
Para ser sincera nunca tinha pensado nessa coisa dos fatos de rapazes serem tão «infantilizados» pelos nossos critérios. Hoje muitas vezes veste-se uma criança como uma miniatura de adulto com jeans e tudo.

cereja disse...

Eu realmente escolhi estas fotos por um lado por mostrar muito bem «as saias» dos meninos [realmente, AB, na foto dos dois irmãos o mais velho estava perto dos 3 amos como dizes ] e também porque achei graça por serem fotos 'amadoras', não eram tiradas em estúdios fotográficos. Tenho outras da mesma série, onde ângulo é diferente e se vê que aquilo é mesmo ao ar livre...
A minha família era muito atrevida, nestas coisas!