segunda-feira, outubro 08, 2007

Misericórdia…?

Uma das muitas vantagens da blogosfera é que nos cruzamos aqui com gentes de todo o país (de todo o mundo, é claro, mas para o que interessa são os leitores de português) e podemos tomar conhecimento do que se vai passando desde a raia norte até às areias do Algarve.
Um blog que visito quase todos os dias, é o Malhas. Discreto, simples, muito humano, já me liga certa amizade à sua autora, que habita lá no extremo sul da nossa terra.
Hoje passei por lá, que durante o fim-de-semana não fiz nenhuma visita, e encontrei este post:
É caso sério, este do miserabilismo de estado: "A Santa Casa da Misericórdia de Faro decidiu efectuar, desde o dia 1, um corte drástico nas refeições servidas a pessoas carenciadas, queixando-se da falta de apoios e das exigências cada vez maiores do Estado."
A notícia do Correio da Manhã não é correcta. Todos os utentes do Lar da Misericórdia de Faro (e não só os carenciados financeiramente) estão a sentir desconforto.
Eles sussurram queixas doídas de falta de prato alternativo. Não há dietas. O prato vem feito. Não podem deixar restos, não podem pedir mais um pouco.
Sentem-se tratados sem a dignidade a que estavam habituados. Pessoas mais ou menos idosas que foram gente conhecida, respeitada, estimada. Que pagam as mensalidades com as poupanças de uma vida.
Quanto à desculpa de falta de condições do refeitório é pura mentira!
Haja Deus! Se não houver, haja vergonha! Levem-nos tudo, mas poupem os nossos seniores! Já perderam tanta vida...
Transcrevi-o na íntegra.
Não é necessário acrescentar mais palavras, pois não?
Chama-se Misericórdia a instituição.

8 comentários:

Anónimo disse...

Emiéle, ainda bem que li primeiro o post de cima. É que deste fica-nos um sabor tão amargo, tão amargo...
Que raio de sociedade que despreza assim os seus velhos.
Se não rendem, não precisam de que se invista, não é?

Anónimo disse...

Fui ao blog da Nise ( porque o teu link nos remete para lá) e, porque no texto original tem o link para o Jornal, a coisa afinal teve alguma visibilidade.
Mas como dizes, estas coisas não preocupam os senhores do reino. Tem coisas muito sérias com que se ralar, isto são amendoins...

Anónimo disse...

Misericórdia?...
NÃO!
Misericórdia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

E está lá outro post também importante, do mesmo tema.
Leiam:
http://artimalhas.blogspot.com/2007/10/promessa.html

É um escândalo!

josé palmeiro disse...

Fui lá directo e deixei o meu comentário, ela merece.
A ti, agradeço o facto de nos teres alertado, principalmente a mim que estou aqui tão perto.
O comportamento da ASAE, tem sido muito estranho, com este fecho compulsivo das cozinhas dos hospitais e dos lares, não que não acredite na falta de qualidade de algumas delas, mas quer a detecção do problema como a solução a que obrigam me parace completamente desajustada.
Quem está a ganhar com isto?

cereja disse...

Olá amigos, ainda bem que se sensibilizaram.
Zé Palmeiro, quanto à actuação da ASAE o Farpas que entende muito disso, tem lá no blog dele um post muito interessante. O que parece é que como noutras coisas, o Estado manda cumprir as leis mas ele próprio não as cumpre. E desta vez a ASAE decidiu investigar também serviços públicos. Vai ser bonito!
Mas quanto ao caso do Lar algarvio, que acredito que seja igual a muitos outros, ao menos quem passar por aqui que passe a palavra!!!!

Anónimo disse...

Reparei que há mais "misericórdias" com atitudes semelhantes. Será um movimento constado?

cereja disse...

FJ, creio que é a velha questão das IPSS. Têm muito mais direitos que deveres, porque não há quem possa fiscalizar convenientemente o seu trabalho. Sem por em causa que existam algumas exemplares, o certo é que a 'rédea solta' não faz nenhum bem. E depois há contestações deste tipo.