segunda-feira, outubro 01, 2007

«Conta-me como foi»

Só ontem confirmei que a série «Conta-me como foi» tinha de facto voltado e com o seu horário do costume.
É uma boa notícia.
Quando a primeira série terminou, não percebi que era apenas uma interrupção e fiquei desolada. Seja o formato originalmente português ou tenha a ideia vindo de Espanha, não me interessa. A verdade é que em formato de série, e a um horário nobre, pode-se recordar (os mais velhos) ou aprender (a geração post 25 de Abril) como se vivia nesses anos 60.
Ontem foram dois episódios juntos, talvez para quem como eu tivesse perdido o reinício da série.
Que interessante ver o entusiasmo da compra de uma máquina de lavar roupa, a importância da entrada no ensino superior para um jovem de uma família de pequena burguesia, a reacção escandalizada de um médico a quem se pede uma receita da pílula, e o pânico daquela família quando repara que um embrulho que lhe pedem para guardar durante uns dias eram uns panfletos anti-regime.
Foi há 40 anos mas parece há bem mais…

8 comentários:

Anónimo disse...

Até admira como passam um programa destes a uma hora tão boa.
É de aconselhar a todos os níveis! Claro que não é um «estudo sociológico» é uma série de TV, mas por isso é que é tão interessante, porque vai atingir as pessoas que não veriam um estudo.

josé palmeiro disse...

Como nos revemos!
Muito oportuna a inseção desta magnífica série, na programação na, ainda nossa, RTP.

Rita Inácio disse...

Pois!
É sem dúvida interessante!
Eu que nasci da decada de 80, muitas das coisas são novidades,..., e é engraçado perceber como é que os meus pais e a minha irmã viveram,..., coisas das quais apenas oiço falar! Como a Máquina de lavar a Roupa, a minha irmã ainda teve que ir com a minha mãe para o rio..., etc! É muito giro, tenho pena que a maioria prefira Morangos, Floribellas e Companhia Lda.

Anónimo disse...

Pois eu ontem estive mais virada para o Sartre, a Simone, o Aron,enfim aquilo que eu pensava ser um pequeno filme afinal são episódios de uma série que se chama "Le temps des passions".AB

Anónimo disse...

A série é muito interessante, e feita com muito cuidado. Lá pode escapar um ou outro pormenor desenquadrado do tempo, mas é raro. Vejam esta foto da sala de jantar/ sala de estar! A gravura da parede, os copos, os pratos e a toalha... Impecável!
E as situações que retrata sensacionais. Ontem a questão da gravidez indesejada foi fenomenal: a cara do estúpido do obstetra, quando lhe disse pesaroso que afinal não estava grávida, e o escândalo perante a hipótese da pílula !

cereja disse...

Por acaso deu para ver tudo., porque a nossa série foi mais tarde. Mas entendo que se fosse uma coisa em cima da outra era um dilema.
Ontem também percebi que aquilo teria de ser um de mais episódios, AB. É excelente!!!!

josé palmeiro disse...

AB, em que canal viste isso?

cereja disse...

Posso responder pela AB? (é que também vi) No TV5 Mundo. Ainda não descobri é o horário e a regularidade.