sexta-feira, setembro 28, 2007

Uma «opinião» a ler

Há poucos dias chamei a atenção para o facto de os imigrantes indocumentados terem receio de recorrerem aos serviços de saúde.
Leio agora um artigo de opinião, de quem sabe sobre estes assuntos, que chama a atenção para o disparate
do espectro de um "turismo médico mundial, pago pelos contribuintes europeus".
Segundo as suas palavras
«Estas pessoas não deixaram os seus países, as suas famílias, todo o seu passado por prazer ou para ser tratadas. Fogem da guerra, da opressão e da miséria. E a Espanha, a França e a Itália, que na Europa são os países que disponibilizam os melhores acessos a cuidados de saúde a estrangeiros em situação irregular, não estão submersos por vagas de imigrantes indocumentados doentes, que arrisquem as suas vidas nas chalupas dos passadores para virem cá tratar-se». Pelo contrário Os exilados indocumentados que se dirigem às equipas de Médicos do Mundo existentes em 11 países da União Europeia não procuram tratamento senão em último caso, por vezes demasiado tarde.
Mas a Europa não se porta bem.
Muitas vezes não apenas não os trata como até os reenvia para os países de origem sabendo que assim os condena à morte.
No artigo propõe-se que «
que as instituições europeias imponham aos estados-membros que não se expulsem, mas antes se regularizem e tratem os estrangeiros gravemente doentes que não possam obter tratamento médico apropriado no seu país» terminando:

Isto demonstraria que a Europa não considera que algumas vidas têm mais valor do que outras.

9 comentários:

Anónimo disse...

Toda esta história do "turismo da saúde"tem muito por onde pegar.Por um lado é esta coisa terrivel de que falas o que curiosamente desacredita as ONGs que nos paises em risco lá estão pressupostamente para prestar atenção e cuidados onde eles são necessários.Por outro é curioso ver as parcerias que autarquias (neste caso mesmo nossas)fazem com paises terceiros por exemplo Cuba.E já agora ter em conta o que se passa na Venezuela com médicos"obrigados" a trabalhar em condições inacreditaveis 24 horas sobre 24...(obrigada Dr.Soares pela sua solidariedade com Chavez)....AB

Farpas disse...

Pois é, isto de pagar a saúde que queremos ter tem muito que se lhe diga. Claro que é uma utopia acreditar que um dia não tenhamos de pagar os cuidados de saúde ao mais alto nível (como podemos ver em alguns países, se começa a funcionar de um lado parte logo alguma coisa noutro!) mas negar cuidados de saúde para mim é criminoso.

méri disse...

Não consigo ler o artigo "turismo médico mundisl..." nem quem o assina...

Anónimo disse...

A frase final é bonita.
Mas falsa, é claro.
Quem é que não sabe que realmente «algumas vidas têm mais valor do que outras» ???.

Anónimo disse...

Da primeira vez que passei por aqui, de manhã, o link também estava fóra do sítio. Mas admiti que as transcrições estivessem certas e elas eram importantes.
Agora está corrigido e pode ler-se tudo.
De acordo, é claro. Quem o não está?!

Anónimo disse...

Quero dizer - de acordo com o artigo, a Joaninha hoje anda um tanto cínica...

cereja disse...

Méri, tinhas toda a razão, o link fugiu, sei lá porquê... e como hoje estava com mais pressa não voltei a confirmar se estava tudo bem, como costumo fazer!
À tarde, mesmo ainda apressada já fui confirmar e corrigir.
Podem agora todos ler o artigo de Rui Portugal, representante de «Médicos no Mundo».

Anónimo disse...

O artigo parece inteiramente certo. Utópico claro em tempos de
neoliberalismo.

josé palmeiro disse...

Vantagens de chegar tarde, o link em perfeito estado e a notícia a desmascarar a hipocrisia e o desrespeito imenso que há pela pessoa humana. Já esteve mais longe de nós.