sexta-feira, setembro 21, 2007

Parece-me exagero

É claro que o facto do SNS não integrar os cuidados de saúde oral e não haver dentistas que nos Centros de Saúde assegurem a quem o necessite o tratamento necessário nesse campo, explica que haja tanta gente com os dentes em muito mau estado.
Mas a Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária passou ao ataque e um estudo em que considera que «cerca de 99 por cento das crianças portuguesas têm problemas dentários, na sua maioria cáries ou falta de dentes» mas « apenas metade vão ao dentista» parece-me exagerado. É certo que o mesmo número se repete nos adultos – só 1% tem uma dentição sã.
Mas 99% é quase o universo todo! É pensar que numa escola que tenha 500 meninos só 5 têm dentes bons. Não é exagero…?
Sei que as nossas crianças consomem excesso de açúcar, a oferta de alimentos doces ou muito doces cerca-os por todos os lados. Isso é muito mau e os países mais avançados já andam a lutar contra tal com a criação do «dia dos doces» semanal - só num certo dia da semana se pode comer doces…
Claro que os nossos pais estão longe de conseguir essa disciplina e o doce é ainda o presente habitual ou o pedido a que não conseguem resistir. E o resultado vê-se.


9 comentários:

josé palmeiro disse...

A percentagem, parece-me exagerada, mas não é isso que está em causa, temos, efectivamente, muita gente, e esta gente inclúi as crianças, com muito maus dentes.
A falta de apoios convenientes, é evidente e as contas dos dentistas, pesam em qualquer carteira, factor que determina o abandono e a falta de hábito. É mesmo um problema a encarar "de caras".

Anónimo disse...

Gato escondido com o rabo de fora…
Está na cara que o que esta associação de dentistas quer é que o governo passe a enviar aos seus consultórios privados (e a pagar, é claro!) quem necessite de cuidados aos dentes.
E dado a protecção ao privado que se vê, nem me admira que o façam!

Anónimo disse...

DIZEM TÃO BEM DO NOSSO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE, ENTÃO PORQUE ACABARAM COM AS VÁRIAS ESPECIALIDADES NOS CENTROS DE SAÚDE, ONDE SE INCLUIAM OS DENTISTAS?

ISTO ESTÁ PIOR QUE ANTES DO 25 DE ABRIL!

NESSA ALTURA MORAVA EM ALGÉS, ERA BENEFICIÁRIO DA "CAIXA DE PREVIDÊNCIA", PARA A QUAL DESCONTAVA. O DINHEIRO LÁ FICOU MAS FUI INCLUÍDO, COMO OS RESTANTES BENEFICIÁRIOS DA "CAIXA", NO S.N.S.. A PARTIR DAÍ FORAM SUCESSIVAMENTE ACABANDO COM TODAS AS ESPECIALIDADES. SÓ RESTA O MÉDICO DE FAMÍLIA E MESMO ESSE É SÓ PARA QUEM AINDA O TEM.

Zé da Burra o Alentejano

Anónimo disse...

O problema é que a saúde dentária não se resume hoje só às caries e falta de dentes mas tb.à qualidade da implantação dos mesmos,brancura,e muitos outros items que em termos estatisticos com certeza contam.AB

cereja disse...

Também penso que é esse o segredo destes números, AB. Ter os dentes 'certinhos', direitos, brancos, etc. Vemos muitos miúdos e até gente adulta com aparelhos para endireitar os dentes. E é claro que se contarmos com isso, então os tais 99% devem estar certos.
Mas estou de acordo com a Joaninha, o estudo se foi efectuado pela associação dos dentistas, que há uns tempos não se quiseram integrar no SNS, só pode ter em vista o desejo de que o governo passe a pagar os tratamentos no privado.
Ia (ou vai...?) ser um maná!

Anónimo disse...

Zé da Burra, olha que não me lembro nada de haver dentistas nos Centros de Saúde... Se o dizes, deve ser verdade, mas se alguém me tivesse perguntado diria logo que não.
De resto, só com a prespectiva que a AB abriu - falar em saúde dentária ser mais abrangente do que dentes estragados ou cáries e implicar também a sua implantação, etc. Porque se fosse os dois primeiros items, assim de um modo mais primário também diria que os números eram muito exagerados.

Anónimo disse...

Mr King!

Você refere-se aos CENTROS DE SAÚDE, eles foram criandos no pós 25 de Abril.

1.º) A "Caixa de Previdência" era um dos sistemas de saúde que existia antes do 25 de Abril e se destinava aos exclusivamente beneficiários QUE PARA ELA DESCONTAVAM, como eu;

2.º) Os "Centros de Saúde" foram criados no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, que é ainda hoje, teoricamente, gratuito e universal. Os SNS vinham colmatar a falta de cuidados de saúde de que carecia grande parte da população que não estava protegida por qualquer sistema de apoio à saúde, o que até era muito animador. Porém, a partir de uma determinada altura começou a passar-se a mensagem de que o Estado era incapaz de prestar à população todos cuidados de saúde, pelo que seria conveniente a subscrição de "Seguros de Saúde". Algumas Empresas até os oferecem aos seus empregados.

Anters do 25 de Abril quem não tinha qualquer sistema de saúde de apoio podia pedir um "atestado de pobreza" na Junta de Freguesia (não era difícil de consegui-lo) e marcar directamente em qualquer Hospital a consulta de que necessitasse. Sem o tal atestado também podia marcar a consulta mas tinha que a pagar, mas os custos também não eram muito altos.

Zé da Burra o Alentejano

Anónimo disse...

Havia nos Hospitais DENTISTAS e as restantes especialidades médicas e nunca demorava muito tempo a ter-se a consulta, frequentemente no próprio dia.

Zé da Burra o Alentejano

Anónimo disse...

Respondendo ao Anónimo que disse... "O problema é que a saúde dentária não se resume hoje só às caries e falta de dentes mas tb.à qualidade da implantação dos mesmos,brancura,e muitos outros items que em termos estatisticos com certeza contam.AB".

Eu concordo em absoluto consigo, mas a verdade é que o SNS nem sequer dá hoje resposta aos casos do tratamento de dentes dos portugueses e UMA DOR DE DENTES É MUITO PIOR QUE QUALQUER DOS PROBLEMAS QUE REFERIU!

Zé da Burra o Alentejano