terça-feira, setembro 11, 2007

Mecânica automóvel

Reparei no facto quando há uns 8 dias regressei pela primeira vez a Lisboa: ao passar por um túnel, olhei para o tablier não consegui ver os mostradores do conta-quilómetros e conta-rotações - estavam escuros, apagados. Preocupada, reparei contudo que os faróis estavam acesos, e quando fiz pisca, acendeu-se a luzinha indicativa. Uff...
Ao chegar a casa verifiquei as luzes e tudo estava bem – faróis, piscas, travões, tudo o que estava no exterior do carro funcionava na perfeição.
E o certo é que no tablier também se continuava a ver as luzes que davam indicações sobre o travão de mão, os piscas, o airbag, o nível de gasolina. O que se recusava a iluminar-se eram os mostradores que indicavam a velocidade a que o carro anda.
Na segunda-feira seguinte, andei num virote e não consegui passar por uma garagem; na terça-feira também tive imenso que fazer mas, como durante o dia aquela iluminação não fazia falta, decidi continuar as férias e só tratar do assunto quando regressasse. Claro que sofri alguns pequenos inconvenientes, por exemplo, nas visitas que fiz, qual Cinderella, dizia sempre que tinha de regressar ainda com luz, por causa da avaria.
Muito bem.
Volto a Lisboa e, ontem de manhã, a primeira coisa que fiz, assim que tive tempo, foi procurar uma garagem. Vou a uma que me tinham recomendado como sendo entendida em coisas eléctricas porque, cá para mim, aquilo era um fusível que estava fundido. A garagem estava cheiinha, com carros por todo o lado que o final das férias é sempre época de azares, e lá procuro um mecânico a quem explico a questão. O rapaz pede-me para esperar enquanto resolve um problema qualquer, e depois vira-se sorridente para mim pedindo-me para ligar o carro. Mete a cabeça pela janela estende um dedo e toca num botão «Não tem luz? E agora, já tem
Tinha. Eu ria-me e só repetia «Não acredito! Não acredito!», enquanto ele também rindo me consolava «Não fique envergonhada. Olhe que até motoristas de táxi já tiveram este ‘problema’»
Vocês querem saber? Há um interruptor que desliga as luzes do tablier e que tinha sido accionado! O conserto foi empurrá-lo para cima outra vez!!!

14 comentários:

Anónimo disse...

Olha criatura, tu tens é cá uma sorte que nem te digo!!!!
as coisas que de vez em quando contas acerca do carro são de ficar de boca aberta com a sorte que tens: há polícias que te levam chaves a casa, já por mais vezes há avarias que o não são...
Esta deu para rir, e a sorte de teres dado com um mecânico honesto. Olha que há para aí muitos que ficavam lá com o carro, faziam o mesmo que este e depois pediam 30 € de mão de obra!!!

Anónimo disse...

Essa foi muita boa!!!
Estava a ver como acabava a história. Tinha de ter algum fim original para a vires contar aqui!
E mais original não pudia ser.
No meu carro não dei por haver nenhum desses botões de baixar ou apagar essa luz. Ainda um dia me acontece o mesmo e eu sem saber (quero dizer, agora já sei depois de te ter lido!)

Anónimo disse...

Ups!!!
Podia, queria eu escrever.
Não sei como apareceu o u

Anónimo disse...

:))))))))
Tou como a Joaninha tens cá uma vaca do caraças!!!

Anónimo disse...

Bom,estás em maré de sorte e de gente simpática...o "post" da loja também é sobre simpatia,verdade?AB

josé palmeiro disse...

Quando começaste a história, pareceu-me logo que era essa a "avaria".
Um conselho: Os carros têm um livrinho de instruções que referem o que são e para que servem os botões, todos. Recomendo uma leitura atenta, a esses manuais, que evitam essas situações de embaraçamento.

cereja disse...

Ora bem, começando pelo fim.
Zé P., eu sei que os carros trazem 'livro de instruções' :D. Quando comprei este, até li o que lá estava (não é bem um livrinho, aquilo era quase um calhamaço!) mas a verdade é que foi há uns 8 anos!!! Muita coisa fixei, mas reconheço que outras tantas se me varreram. Ainda por cima, durante estes 8 anos isto nunca aconteceu, nem, para ser franca com nenhum dos carros que tive antes deste, daí a minha surpresa!
Joaninha, King, Mary, etc - tenho sorte, sim senhor!!! e essa das chaves foi o máximo, assim como apanharem um ladrão dentro do meu carro!!!
AB - É. A gente encontra gente simpática muitas vezes quando nem se espera.

josé palmeiro disse...

Minha amiga, eu só referi o livrinho, ou calhamaço como lhe chamas, porque me tem servido para resolver muitos problemas. Eu sou um dependente de WWs, já tive quatro e passei o mal aos filhos, que também os utilizam, pois bem, nos WW, o botão é um reóstato, que ao rodar, para cima ou para baixo, aumenta ou diminui, até ao apagamento total, a luz do painel de instrumentos. Se esta minha informação fôr útil para alguém, dou-me por feliz.

cereja disse...

Na mouche!!! é mesmo de um FW que se trata, e aquilo que chamei botão é «essa coisa» que se roda para cima e para baixo, como agora aprendi. Até à data só toquei naquilo por causa dos faróis, para acertar a altura.
Também há muitos anos tive outros FW, mas uns carochinhas que não tinham mordomias nenhumas. E entretanto vieram outra marcas onde essa coisa do painel não creio que se pudesse apagar ou iluminar mais...
Mas ainda bem que ficou a tua explicação.
'Brigada!

Farpas disse...

ROTFLOL!!! Vá lá a "avaria" ficou barata!!

cereja disse...

Ficou de graça, Farpazinho! Se não contabilizarmos a vergonha que passei!
:))

Anónimo disse...

Mas parece que há carros mais complicados...ou entào fomos enganados pela nossa garagem! Tb nos acontece o mesmo e dizem que tem a ver com o sistema electrónico do computador que se "descontrola". O nosso carro é automático e qdo algo falha, são luzes e apitos por todo o lado...Será que afinal tb tem um botão desses?

cereja disse...

Bem, Lia, isso dos automáticos já não sei nada. Aquilo que contei passou-se com o meu, que é realmente VW como o Palmeiro 'adivinhou' mas vários anos e logo quando o comprei escolhi um modelo muito simples, onde é quase tudo feito á mão - os vidros descem dando à manivela, e as portas abrem-se uma a uma... também é certo que se avaria muito pouco. Em 8 anos avariou-se ma vez esse elevador dos vidros da janela, mas mais nada!

Anónimo disse...

Belo carro, sim! Quanto mais manual, melhor, é o que dizem alguns técnicos de electrónica. Nem tudo o que era antigo, era fraco...muitas máquinas eram feitas para durar, podendo ser arranjadas "n" de vezes...