quarta-feira, setembro 19, 2007

ME versus DECO, ou vice-versa

A DECO, (Associação Portuguesa para a defesa dos consumidores) faz estudos sobre os mais variados produtos e serviços e, de vez em quanto, esses estudos que naturalmente nunca agradam a quem é criticado, pisam um calo particularmente doloroso, e vem a casa abaixo. Não tem sido uma nem duas vezes que tal tem sucedido. Desta vez, esse estudo incidiu sobre as salas de aula. Andou pela nossa terra, visitou algumas escolas que seleccionou, creio que pelos métodos que sempre faz, e os resultados não agradaram ao ME. Parece que, dentro da sua amostra, «uma em cada três escolas tem placas de fibrocimento com amianto e cinco em quatro têm problemas de aquecimento e má qualidade do ar» . Está mal. E o certo é que afinal é uma associação privada a fazer um estudo que deveria ser feito pelo próprio ME. Claro que o dito ME, não agradeceu que lhe tivessem poupado o trabalho de fazer o estudo. Pelo contrário, amuou, e zangou-se. Diz que a DECO «usou este estudo para efeitos de auto-promoção mediática baseada em relatórios tecnicamente errados» Que estranha auto-promoção - coisa que não parece fazer falta a este conhecidíssimo serviço. Ficamos então à espera dos resultados dos estudos tecnicamente bem feitos do ME.
Venham eles!


(
Mas deve demorar 'algum tempo', se desde há quatro anos se está à espera que obedeça a um pedido do próprio parlamento para fazer um levantamento de quais as escolas que têm amianto…)

10 comentários:

Anónimo disse...

É previsível que esta vai ser a notícia que vai servir agora para milhares de discussões pró e contra. Estou já a ver milhares de artigos de opinião ou coisa do tipo, mesas redondas e pessoas muito eruditas a dizer que não é nada disso, ou é tal e qual.
Mas, se o amianto faz mal, se estavam prevenidos, se há 4 anos que se pediu providências, qual a desculpa do Ministério? Que eram «os outros» que estavam no poder? mas estas coisas param assim que muda um ministro?... ou será que nem chegam a começar?

josé palmeiro disse...

Passo rápido por aqui para dizer olá. Hoje, é para mim o dia das grandes decisões, lá para o fim da tarde saberei a resposta, dos exames feitos há duas semanas.
No que respeita às escolas, quem duvida dos estudos da DECO? Mal feitos, auto-promoção, mas eles não são as corridinhas do primeiro ministro, são estudos em que se confronta a realidade e a amostra da globalidade, está lá toda, são escolas de todo o Portugal.

Anónimo disse...

É.
Claro que a DECO tem os seus defeitos. E há coisinhas que me irritam, sobretudo quando ela se junta aos que censura e também faz «promoções» e quer «vender» os seus produtos e revistas com ofertazinhas e porcarias dessas.
Contudo tendo que escolher, nesta questão nem hesito qual o campo que escolho. até mesmo porque o Ministério nem refuta, diz só que é mentira.
OK, qual é a verdade???

Anónimo disse...

A Deco, acho, embora com restrições, deve ser levada cada vez mais a sério, é a única e entidade a defender um pouco o consumidor.

ilha_man disse...

Bem, não duvido que haja má qualidade no ar de algumas escolas,eu que o diga da minha faculdade, mas a verdade é que fazer uma estimativa populacional recorrendo ao estudo de 20 escolas parece-me tecnicamente incorrecto.Para uma boa estimativa o ojecto em estudo deverá ter no mínimo 30 amostras para resultados mais fiáveis.É uma regra básica de estatística.

Anónimo disse...

Pediram ao Parlamento?Atão pois.Quanto á Deco é de levar cada vez mais em consideração embora às vezes seja como certas providencias cautelares-já vem depois do prédio implodido...(caso do alerta sobre as seguradoras,por exemplo que abusam desde sempre e parece que só agora se deu por isso).Mas é de levar cada vez mais a sério.AB

Anónimo disse...

O ilha_man tem razão no comentário. A «amostra» é muito diminuta, sem dúvida. Mas se lermos o
http://www.deco.proteste.pt/map/src/493571.htmo que lá vem, chega para se ficar a pensar. Porque seria também muita 'pontaria' andarem a escolher do norte ao sul do país as únicas escolas que apresentam problemas... Tem de significar alguma coisa!

E, cá por mim, penso que mesmo que tenhamos algumas reservas em relação à DECO (também não gosto muito do modo como impingem as suas revistas) ainda é o melhorzinho que temos.

Anónimo disse...

Eles dizem que «Como em todas as investigações da DECO PROTESTE, as medições foram realizadas por laboratórios independentes e experientes nas duas áreas em causa. Os resultados foram avaliados com base em parâmetros de referência estabelecidos por lei ou definidos por normas nacionais e internacionais específicas»
Será que o número mais importante é o 40 (das salas) e não o 20 (das escolas)?

Anónimo disse...

Desculpem, o link tinha uma letra a mais.
É este:
http://www.deco.proteste.pt/map/src/493571.htm

cereja disse...

Olhem, não sei! O que diz o ilha_man faz sentido, mas exactamente por parecer tão óbvio é que possivelmente o estudo incide sobre as salas e não sobre as escolas.
E que a conclusão não surpreende ninguém, lá isso...