terça-feira, setembro 18, 2007

«Engraçado»

Dizer que uma coisa é ‘engraçada’ é não dizer quase nada. Enfim, é dizer que de certa forma se gostou, mas pouco mais. Eu devia estar prevenida e por vezes quando me falam em engraçado insistir em saber: «engraçado, como
Na semana passada, a minha mulher-a-dias em conversa de passagem, aconselha-nos a ver um concurso (?) que passa na SIC chamado Família SperStar, dizendo que era muito engraçado. Mostrei as minhas dúvidas, e ela insistiu que fosse ver, era realmente engraçado.
Domingo passado, o meu filho que tinha também ouvido a conversa insistiu em ligar para a SIC, ver o tal programa de que a F. tinha falado. Ao fim de poucos minutos olhamos um para o outro, de olhos arregalados. Mas o que é isto?!... Uma «coisa» lastimosa, inclassificável, com uns ‘concorrentes’ que iam mostrar que cantavam num cenário pobrezinho e piroso, com um júri numa fila de 4 poltronas, e os ditos concorrentes metiam dó, não por cantarem ainda pior do que eu (o que é dizer muito) mas por se exporem àquele ridículo. Muitos saíam da porta e começavam a chorar, outros vinham com um sorriso muito forçado e muito amarelo… Enfim, um dos espectáculos mais tristes que tenho visto.
De comum acordo, mudamos depressa de canal, e eu aconselhei «olha, não digas nada à F.; ela achou engraçado e gostou com certeza e é melhor não ofender os gostos dela, o melhor é nem tocar no assunto»
Mas o certo é que me fez espécie como é que ela tinha achado que era um bom programa… Enfim, mistérios de culturas diferentes, pensei eu.
Ontem, ela veio trabalhar e perguntou «Então? Viu o Superstar?». Não pude fugir, e respondi com outra pergunta «Mas a F. gostou? Disse que era engraçado…» «Então não é? A gente parte-se a rir com aquelas figuras! Eles não cantam nada, é só p’ra rir!!!»
Estava explicado. Neste caso, o «engraçado» não queria dizer 'bom' e sim realmente ‘ter graça’. Mas não consegui concordar, aquilo só me fez pena, nem consegui achar graça nenhuma ver ao que há quem se exponha por uns minutos de aparecer na TV.

Que tristeza…


6 comentários:

josé palmeiro disse...

Triste, quereria ela dizer. Portugal, no seu melhor.
País de Cavaco e Sócrates. Enfim uma desgraça completa e um carimbo de mau gosto, num povo que até, sabe cantar, mas como se costuma dizer, "cantas bem, mas não m'alegras!".

Anónimo disse...

Vi o primeiro. De vómito.
Como é possível tal falta de respeito pelas pessoas, é uma coisa que me ultrapassa.

Anónimo disse...

Anda por aí uma mentalidade masoquista-as pessoas perece que gostam de ser humilhadas-e há obviamente quem ao sentir-se com "algum poder de julgamento"goste de humilhar.Eu vi.E espantou-me o tom e a postura da jornalista Clara de Sousa.Ela faz outras coisas para além daquilo e que raio de credibilidade pensa que lhe acrescenta esta forma ridiculo a que sujeita os pobres de espirito que lá vão?depois há a constituição do próprio júri...Quem pensam que são aquela dupla de parvalhões anima-feiras que dão pelo nome de Anjos?Aquilo é cantar?E julgam?Fogo!AB

cereja disse...

Olha menina, em relação aos ditos «anjos» também fiquei parva com o reconhecimento de categoria para julgarem... Mas não teriam encontrado mais ninguém? A gente mais capaz teria fugido..?
Acredito que sim, que fazer de júri num caso daqueles é maldade. Eu não tenho qualquer competência, mas se fosse numa área que conheça, numa situação daquelas não aceitava!

Anónimo disse...

Li os vossos comentários e apesar de nào ter visto essa versão portuguesa, parece-se imenso com vários programas do género que passaram/passam por várias estações comerciais na NL. Em Portugal felizmente parece que só há a SIC mas aqui há imensos canais neerlandeses tipo Sic:
Rtl 4, Rtl 5, RTl 7, RTl 8, SBS6, Veronica, Net5 etc, com programas do sr John De Mol ou importados:(Big Brother, Golden Cage, Idols (operação triunfo), X-factor, Nix-factor, Deal or no deal, dancing with the stars). Alguns programas são até giros mas outros são um horror. Os concorrentes sujeitam-se a coisas humilhantes, sendo gozados e ridicularizados. Inicialmente os espectadores aqui(famílias)tb ficavam com pena mas depois de vários episódios e de claramente se notar que todos eram voluntários, já sabendo como funciona mas deixando-se gozar e humilhar, só para aparecer uns minutinhos na TV. Os canais são super comerciais e estão-se barimbando para o mau gosto e o nível cultural que apresentam e estimulam nas pessoas...

Anónimo disse...

Também pensei que o modelo não nasceu nas cabecinhas iluminadas de Carnaxide. Olha Lia, e a Sic é um horror, a TVI não lhe fica nada atrás. Em Portugal, os canais privados qual deles é o pior... Aliás esse senhor 'De Mol' tem servido de modelo para os programas mais rascas que cá temos visto, desde o inefável Big Brother.
Quanto a este só dei uma olhadela e chegou! Mas realmente, eles sabem ao que vão.