domingo, agosto 19, 2007

Uma música ao Domingo

Hoje apetece-me mudar um pouco.
Continuo a deixar aqui músicas bem antigas, é claro, mas esta pertence a «outra colheita».
Mas é uma cantiga tão bem disposta que é o que me apetece cantarolar hoje.
Cá vai

Chamava-se Nini


7 comentários:

Anónimo disse...

È outra colheita mas é uma excelente colheita...esta canção do Paulo(era bonitâo qd.aparecia no Vává de mota )e a Amélia dos olhos doces do Mendes ( a gente achava que o único Mendes de jeito era o Abilio,de quem tenho uma imensa saudade -tão parecido com o Orson Welles)são duas das canções portuguesas que mais venero.Tenho agora aí uma colecção de música portuguesa de várias épocas,mesmo aquela que foi considerada de nacional-cançonetismo,e deliro ouvir aquilo já com a distancia necessária para sorrir do "piroso".Quem é que ainda conhece por exemplo uma senhora chamada Maria de Fatima Bravo que cantava uma coisa chamada "Vocês sabem lá?".Quem é que se lembra de uma canção belissima chamada "Lenda das algas"?oh Emiele isto dava pano para mangas...Quem se lembra de um programa de rádio chamado "Nova Onda"dirigido pela Maria Leonor,onde gente não profissional podia cantar titulos escolhidos pelos próprios ,desde que por cada 3 franceses(eram sempre os franceses os escolhidos)tinha que haver obrigatoriamente uma canção portuguesa?Junto com o que é hoje actor da Cornucópia José Manuel Mendes que cantava maravilhosamente os poetas franceses lá fui eu cantar 2 Piafs,uma Barbara....e " As giestas"canção bem á maneira do António Ferro e da Fernanda de Castro,canção do tempo da minha mãe, mas que eu achava linda...e continuo a achar(propaganda estado novista ,eu sei,eu sei)AB

josé palmeiro disse...

Emiéle e AB, tu com a MIMI e o seu vestido de organdi e a AB com um repositório de recordações de, como ela diz, darem pano para mangas.
Cresci a ouvir a minha mãe cantar, tinha uma belíssima voz e tinha sido orfeonista, habituado a ouvir, na rádio, toda a música, sou particularmente sensível a todads esses retornos de memória. Eu próprio fui fundador e fiz parte do Grupo de Cantadores de Redondo e adoro cantar. Havemos de nos encontrar, todos e fazer uma cantoria, das grandes.

Anónimo disse...

Então Zé Palmeiro conheceste bem os Salomés?AB

josé palmeiro disse...

Conheço, sim senhora, da mesma forma que eles me conhecem a mim. Mas fica para abordarmos noutras circunstâncias.

Anónimo disse...

Pois é, devia ter vindo cá de manhã, que isto é música que nos fica na cabeça...
:D
Venho outra vez aqui amanhã de manhã...para a cantarolar o resto do dia e alegrar uma segunda-feira de trabalho o que nunca é muito bom!

Anónimo disse...

Olha a Nini!!!!!
:))
Se calhar tinha mesmo esta carinha.
BOA!
(que saudades estas músicas me fazem, bolas!)

Anónimo disse...

Boa escolha. Concordo com todos vocês. Tb gosto de ouvir "E depois do Adeus"- até a "baixei". Incrível como só anos mais tarde me apercebi do Paulo de Carvalho ter realmente uma óptima voz...Na minha adolescência rebelde só "curtia" mais Pop, Rock, New Wave e algum Punk, achando na altura fados e "chanções" portuguesas um tanto "foleiras". Mas à medida que os anos se vão acumulando, recebe-se/ganha-se alguma "sabedoria" ou "sensateZ" e surge aquela nostalgia e saudades dos tempos mais antigos, das nossas raízes, de textos poéticos ou simplesmente alegres e bem portugueses...Aí até dá gosto "curtir", sem sentir qualquer "vergonha" de o admitir em voz alta aos amigos mais da "pesada"...que na altura me achariam (quase) pré-histórica.