Esperar para reclamar pela espera
Em conversa com uma amiga ouvi uma, de pasmar.
Trata-se do IKEA. Sim senhora, tem coisas com um design giro e a um preço mais ou menos acessível. Pouca gente ainda lá não foi, e agora até se expandiram para o Norte.
Muito bem. A apresentação é boa, e o facto de funcionar em regime de self-service faz com que tudo se desenrole rapidamente: Vê-se o que se quer, coloca-se no carrinho, vai-se para a Caixa, paga-se, e sai-se.
OK.
Acontece que por vezes, quando os móveis são grandes, complicados de montar, ou o comprador não tem grande jeito para isso, há um serviço de apoio ao cliente que se encarrega do transporte e montagem, desembolsando uma boa maquia, é claro! E é aqui que a porca torce o rabo.
Já uma vez tinha acompanhado uma amiga nesse processo e chocou-me como a rapidez da compra contrastou com a demora no ajuste dos outros serviços de transporte e montagem. Pensei, contudo (sou uma optimista!) que tinha calhado num dia mau…
Ontem, outra amiga contou-me que entre as 9 e as 9 e meia, muito despachadamente, fez várias compras. Depois, quando passou ao balcão onde ia ajustar o transporte e montagem, teve de esperar até à meia-noite! Indignada, exigiu o livro de reclamações. Muito atenciosamente a empregada apontou-lhe o caminho – deveria dirigir-se a outro balcão de apoio ao cliente, onde a fila já era de respeito! Ou seja, para reclamar pela demora, iria demorar-se mais outra hora!!!
Trata-se do IKEA. Sim senhora, tem coisas com um design giro e a um preço mais ou menos acessível. Pouca gente ainda lá não foi, e agora até se expandiram para o Norte.
Muito bem. A apresentação é boa, e o facto de funcionar em regime de self-service faz com que tudo se desenrole rapidamente: Vê-se o que se quer, coloca-se no carrinho, vai-se para a Caixa, paga-se, e sai-se.
OK.
Acontece que por vezes, quando os móveis são grandes, complicados de montar, ou o comprador não tem grande jeito para isso, há um serviço de apoio ao cliente que se encarrega do transporte e montagem, desembolsando uma boa maquia, é claro! E é aqui que a porca torce o rabo.
Já uma vez tinha acompanhado uma amiga nesse processo e chocou-me como a rapidez da compra contrastou com a demora no ajuste dos outros serviços de transporte e montagem. Pensei, contudo (sou uma optimista!) que tinha calhado num dia mau…
Ontem, outra amiga contou-me que entre as 9 e as 9 e meia, muito despachadamente, fez várias compras. Depois, quando passou ao balcão onde ia ajustar o transporte e montagem, teve de esperar até à meia-noite! Indignada, exigiu o livro de reclamações. Muito atenciosamente a empregada apontou-lhe o caminho – deveria dirigir-se a outro balcão de apoio ao cliente, onde a fila já era de respeito! Ou seja, para reclamar pela demora, iria demorar-se mais outra hora!!!
Desistiu!

7 comentários:
Mas olha que é mesmo assim.
Por mim nunca requeri esses serviços mas aquilo é um empata que não se acredita.
Cá para mim, eles poupam no pessoal. Não viram ainda que vão ter de investir mais nessa área e ter mais gente no atendimento.
É também a minha opinião.
Imaginaram que aquilo funcionaria sem a «mão humana». Saía mais barato, lá isso...
Tá boa essa! Ir para a fila dos que reclamam!!!!
:))
Pois, pois...
O IKEA. São suecos mas é uma multinacional. Querem sacar o seu da melhor maneira. Quanto menos salários pagarem, mais ganham, não é?...
Tenho uma filha que também é um fã do IKEA. Fui uma vez há de Alfragide e a confusão era tanta muito depois da data da inauguração que conforme entrei assim sai. Mas conheço muita boa gente que optou pela compra de móveis no IKEA. Sobretudo aqueles de baixo custo que ninguém faz milagres são motivo mais que suficiente para reclamação. Tendo nós no nosso país tanta casa de móveis e decoração alguns dos quais com excelente qualidade e preço dá vontade de rir a mania que grande parte das pessoas ganharam em ir comprar ao IKEA.
Este mal está espalhado por tudo o que são lojas.
Só há uma maneira, não pagar antecipadamente e aí tudo corre às mil maravilhas.
No que concerne às grandes superfícies, como o IKEA, a MOVIFLOR e quejandos, a orquestra toca de outra forma e o desprezo pelo cliente é proporcional aos preços convidativos que nos oferecem.
Agora, devemos reflectir nesses promenores, pois se tu meteres no bolso reflectida ou irreflectidamente um qualquer objecto, como aconteceu aquela velhota do LIEDL, vais a tribunal, num instante. Quanto ao IKEA, lembro-me de aqui à uns tempos, um cliente da Madeira ter feito avultadas compras, na certeza de ter o transporte garantido, segundo as palavras da loja, e ver-se na contingência de ter de pagar direitos alfândegários dado que eram materiais importados, ou coisa semelhante.
É, como diz o King, o poder das multinacionais.
Mas Raul, aqui há duas questões: é verdade que se formos lá quer ao fim de semana quer ao fim do dia, há gente demais como se passa nos Centros Comerciais, que é um horror passar por lá nessas ocasiões. Mas se conseguirmos ir numa manhã ou tarde de semana, não há assim tanta gente como isso. E a relação qualidade preço, é melhor do que 'cá fóra'. Nesse aspecto creio que não viu bem, porque há diferença. E, eu, as coisitas que lá comprei diverti-me bastante quando as montei porque parecia estar a brincar com legos!... Mas, isso funciona nas compras simples, escolher, pagar, meter no carro. Agora onde se vê a falta de respeito pelo cliente é no apoio a seguir.
E não só! Já chamaram a atenção em que alguns preços são mais caros no IKEA de cá do que no de Espanha!!!!
Zé Palmeiro, lembraste bem esse exemplo de como há duas medidas. Até se pagar é tudo facilidades...
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