quarta-feira, agosto 01, 2007

Estamos a aprender a reclamar

Leio que em 2006 a IGS recebeu 7.621 reclamações
Não faço a menor ideia se as reclamações são justas ou não.
Contudo parece-me que se está a caminhar como deve ser. Chega de lamúrias e queixinhas. Se uma pessoa sente que foi mal atendida, não é desabafar para o lado, é reclamar como deve ser.
Ainda ontem insisti com uma familiar minha, que recorrendo aos serviços de uma assistente social de um Centro de Saúde, não só não recebeu a menor solução para o seu caso (o que poderia ser aceite, como não existindo solução coisa que, porém, me custa a acreditar) como foi recebida com «sete pedras na mão» ouvindo até respostas de uma ironia deslocada e desumana.
«Reclama» disse-lhe eu. «Pede o Livro Amarelo e relata o incidente palavra por palavra!» Podia ser que da próxima vez, essa senhora pensasse duas vezes antes de responder desabridamente.

8 comentários:

josé palmeiro disse...

Sem dúvida.
Se somos mal tratados ou tratados com indignidade, devemos reclamar, sempre!
Só assim se detectam os maus funcionários e os maus caracteres.
Depois é a demonstração que assumimos a defesa dos nossos direitos, sem arrogância, mas com determinação.
Por mim, estou nessa.

cereja disse...

É que tem sido um (mau) costume nosso, ficar pela lamúria.
Ou pelo «não-vale-a-pena».
Qualquer das coisas é errada.
Se insisti com a minha prima para que apresentasse uma queixa é porque fiquei indignada com a desumanidade da resposta.
O ser-se atencioso, não custa dinheiro!

Anónimo disse...

É por casos desses ( muitos, muitos, muitos!!!) que depois a Função Pública tem a fama que sabemos!
As 'classificações' deviam levar em conta as opiniões dos utentes e não apenas aquilo que o chefe considera.

cereja disse...

Pois é, Joaninha.
Acredito que muitas vezes as pessoas andem cansadas, nervosas, desanimadas, com problemas pessoas. Mas se são profissionais, não o podem deixar transparecer.
E muitas vezes tratam os utentes como se fossem uns desgraçados e elas estivessem ali por benemerência. Bolas!!!

Anónimo disse...

Estamos a aprender.
Um estudo qualquer, em tempos, dizia o que aqui dizes, que nos queixamos mais do que os outros mas reclamamos menos.
Talvez as coisas estejam a mudar.

cereja disse...

Por aqui parece que começa, não direi «um vento» de mudança mas pelo menos «uma brisa» de mudança...

Hipatia disse...

Há um certo prestador de serviços de internet que - ao fim de um ano a gozar com a minha cara e mesmo depois de estar a DECO envolvida -, só "entendeu" que tinha batido à porta errada ao vir para cima aqui da "je" quando lhes apareceu no fax uma cópia da queixa crime...

cereja disse...

Aí, grande Hipatia!!! Dá-lhes!

Mas é mesmo isso. Enquanto pensarem que «é mole» vão carregando. Só quando muita gente começar a protestar as coisas entram nos eixos!