sábado, agosto 04, 2007

Dois mil por dia…!


Ouviu-se que esta onda ia entupir os tribunais e não me resta qualquer dúvida.
A continuar assim, e se os infractores não pagarem voluntariamente, vão chegar a tribunal 60.000 processos por mês, para além dos ‘normais’!

O artigo do Expresso pergunta:
imprudência ou limites de velocidade irrealistas?
Aquilo que observo diz-me que são as duas coisas.
Continuo a pensar que obrigar a circular-se numa estrada com 3 pistas e sem cruzamentos nem semáforos a 50 km/hora é uma ‘provocação’. Não sei como é que se faz noutros países mas não acredito que seja assim. Já há muitos anos, lembro-me de ter circulado no ‘boulevard peripherique’ em Paris, e… não era a 50 à hora.
Os semáforos também podem ser dissuasores de velocidade, como se vê na marginal. Parecia-me sensato que esta lei ou norma ou lá o que é, fosse repensada no caso deste tipo de vias, sem cruzamentos e com várias faixas.

Por outro lado, deve haver muitos condutores que ou se esquecem ou imaginam que não lhes vai acontecer nada. Aliás eles podem ser apanhados nas zonas de radares, mas por toda a cidade somos ultrapassados por carros que até nos buzinam arrogantemente e que nos ultrapassam quase com o dobro da velocidade permitida. E isso em bairros residenciais onde o perigo é de facto muito.
Esses casos é que deveriam ser repensados e depressa!

3 comentários:

josé palmeiro disse...

Concordo em absoluto contigo, são um absurdo, alguns limites de velocidade.
Em Espanha, por exemplo, usam um método muito mais correcto. Se se entra numa zona em que é necessário desacelarar, colocam uns semáforos em que o vermelho cai, automáticamente, quando a velocidade permitida é ultrapassada, voltando, depois da situação à velocidade normal. Condiciona~se assim o tráfego, sem se violentar o condutor com multas, a não ser que, se não cumpra o estabelecido. Por cá, já conheço algumas situações dessas e parece-me que são um êxito, porque só aplicadas em zonas muito expecíficas e não, em todo o percurso.

Anónimo disse...

Concordo, Zé Palmeiro. É o que se passa mais ou menos na marginal. É bem mais pedagógico.
Mas se calhar traz menos multas e o dinheirinho faz falta. Mas tenho curiosidade em imaginar os tribunais entupidos!!!!

cereja disse...

Essa proposta do Zé (como se faz realmente cá na marginal, era muito mais sensata.
Tal como está, acaba por ser uma descarada caça à multa e os «fângios» de trazer por casa continuam as suas 'habilidades' (ainda agora mesmo passou por debaixo da minha janela, um carro a fazer tal barulho que aquilo devia ir ao dobro da velocidade permitida!!!!