quarta-feira, agosto 15, 2007

Cinema para Crianças

Em Agosto, pelo menos fora de Lisboa, a programação dos cinemas parece toda feita a pensar nos mais miúdo. Aí uns dois terços dos filmes em cartaz ou são de cinema de animação, ou trata de temas que interessam a miudagem. Nada contra, é natural.
Mas seria bom que os pais, se informassem antes, exactamente não apenas do que trata o filme mas também como é que o tema é abordado.
Ontem fomos ver o último filme do Harry Potter.
Tinha-o 'guardado' para as férias, porque na altura em que foi estreado pensei que seria exactamente um belo filme para Agosto. E é. É engraçado reparar como os actores vão crescendo exactamente de acordo com os papeis – foi uma ideia interessante usar sempre os mesmos actores que vão acompanhando no tempo real o passar do tempo daquela história.
Bom, mas o que me fez impressão foi reparar que a sala estava cheia de crianças que pareciam ter pouco mais de 10 anos, apesar de ser recomendado para maiores de 12. Eu, que conhecia o livro base do filme, considerava-o bastante assustador (aliás a história tem ido aumentando de intensidade ao longo de cada volume) e receei que meninos ainda tão jovenzinhos se impressionassem com algumas imagens.
Por acaso até acho que o realizador não tirou tanto partido das imagens assustadoras como podia ter feito mas, fosse como fosse, aquilo podia meter medo. E o certo é que quando as luzes se acenderam no final, vi muitas carinhas bem mais pálidas do que à entrada.
Acredito que muitos daqueles meninos tivessem insistido com os pais para os levarem ao cinema, mas não teria sido mais sensato que desta vez esses pais não lhes tivessem feito a vontade?


12 comentários:

Anónimo disse...

Ainda «andava por aqui» quando entrou o post. Acho pida isto de te apanhar mesmo à entrada!
Essa questão de se dirigir aquilo que os nossos filhos vêm dá pano para mangas! Porque no conema até tens razão e talvez se pudesse evitar certos choques mais fortes, mas a verdade é que na TV eles papam tudo!!! E se vèm na TV valerá a pena filtrar o que se vê no cinema?

Anónimo disse...

Acabei de ler o post e o comentário do King - olha acho que apesar de tudo é diferente, King. Também considero que é um es`cândalo aquilo que a TV passa e as crianças absorvem, mas para mim o impacto do cinema é mais forte!. O ser num ecrã grande, numa sala escura, o não poder 'mudar de canal'...
E maior a responsabilidade do cinema.
Para mim, penso que a série Harry Potter, é uma série para adolescentes, não é para crianças!

Anónimo disse...

Eu tenho defendido esta série. Pelo menos pôs os putos a ler!!! E alguns a ler inglês o que é ainda mais espantoso!
Claro que quando transposto para o cinema tem todos esses defeitos. Como dizes, compete agora aos pais, filtrarem os malefícios...

cumixoso disse...

a ideia de "usarem os mesmos actores", cá em Portugal não devia funcionar... Os paizinhos das estrelas, metiam-se logo em bicos de pés e queriam mundos e fundos, para trocarem de Mercedes e BMW, porque o piqueno já não podia andar na carrinha Skoda... Se fosse nos EUA já andavam todos nos charros e na coca, e ja se tinham eclipsado... Aqui, sem dúvida que serem Ingleses (a Emma foi educada em Inglaterra) tem a sua quota parte.

cumixoso disse...

Só mais uma coisinha da forma como os Ingleses fazem as coisas e tratam os seus... Vejam o caso de Paul Potts.
http://cumixoso.blogspot.com/2007/08/paul-potts-arrepiante.html
e
http://cumixoso.blogspot.com/2007/08/por-c-assim.html

cereja disse...

Tens razão Cumixoso. Dizem que os jovens actores estão a ficar ricos, mas não se fala em coisas como dizes.
Concordo inteiramente com a Gui. Também tenho defendido esses romances que conseguiram que os nossos jovens começassem a LER!

Anónimo disse...

Com a minha embirração(preconceito)para com os best-sellers nunca vi nenhum Harry Potter...chamem-me nomes mas o que é que querem?AB

cumixoso disse...

acerca da leitura, dou os meus parabéns às empresas que lançaram jornais gratuitos (salvo erro já são 4 mais 1 desportivo). Ja se vêm mais pessoas e a ler e estão mais informadas. Para melhorar,
so faltam os telejornais serem no maximo de 30 minutos... acabo de almoçar e na RTP1, SIC e TVI está o porta-voz da PJ a dar entrevistas... Nada mais de importante se passa no País?

Anónimo disse...

Por essas e por outras, que há muito tempo não vou ao cinema. O preço dos bilhetes...o barulho da ganapada....o cheiro a pipocas, blaaaaaaaaaaaac :(

Os clube de vídeo à porta de casa é óptimo;) e o ambiente é cinco estrelas.

josé palmeiro disse...

Tenho a mesma atitude da AB. Chamem-lhe preconceito ou o que quiserem, mas não consigo alnhar com os best- sellers.

Anónimo disse...

Tb faço assim. Leio/vejo primeiro coisas menos "comerciais" mas fico curiosa em saber porque tantos gostaram. Como não há qualquer pressão familiar nem profissão que exija ver/ler logo tudo, aguardo que a febre passe e depois selecciono alguns dos êxitos. Assim sinto que sou menos influenciada pelas opiniões gerais e até aprecio melhor. A média dos bilhetes de cinema aqui é de 12,00 euros,prefiro esperar, sim...e ir depois à "DVD-teca" !!! Engraçado...as "videotecas"/clubes de video já não têm videos mas ainda nào adaptaram o nome...

cereja disse...

Só uma resposta ao Zé Palmeiro e à AB: Acontece que eu sou uma precursora! O primeiro Harry Potter que li estava longe de ser um beste seller! Tinha acabado de ser publicado, e começava ligeiramente a falar-se dele. Acho que no meu circulo ajudei um pouco a ser o tal best-seller :))
É claro que ainda acho que o melhor foi o primeiro, pela surpresa, pela 'frescura' da história, pela imaginação. Evidentemente que dado o formato que a autora escolheu teria depois que escrever os outros seis.
Ainda não sei como acaba a história, estou à espera que saia em Português.
(por outro lado, voltando à AB e ao Zé, não penso que seja história para vocês; aquilo final é mesmo infantil, só eu que sou um pouco atrasada...)