quarta-feira, julho 25, 2007

Insólito

Quando se cria uma lei, costuma-se seguir um momento chamado de «regulamentação» para a adaptar à realidade e prever todas (ou pelo menos aquelas que os legisladores se lembrarem) as hipóteses.
Só posso imaginar que, quando se decidiu que os consumidores domésticos e não domésticos pagariam taxa de televisão, se estaria a pensar no caso dos não-domésticos que prestam serviços públicos, como repartições de atendimento ou locais de espera que muitas vezes têm, ou põem ter, equipamento desse tipo.
Mas a coisa levada à letra traduz-se em que
«os sistemas de rega e de iluminação pública, semáforos, furos de captação de água, painéis de informação e até as casas de banho públicas estão obrigados ao pagamento da taxa de televisão, pelo simples facto de consumirem energia».

É mesmo o que se chama ir buscar dinheiro a qualquer sítio.
Ou será um modo de promover energias alternativas...?

8 comentários:

Anónimo disse...

Não pode ser!!!!
Deve ser a tal coisa de «não estar regulamentado».
É que é impossível que TODA a energia pague essa taxa! É perfeita loucura.

Anónimo disse...

Sobre as energias alternativas:
estão a levantar muitos problemas e, cá, parece que vão ficar muito caras.

Anónimo disse...

Aqui o FJ está a chamar a atenção para um ponto em que eu já tinha pensado: é que o natural, ecológico, etc e tal, é muito correcto mas a verdade é que é mais caro! E na penúria em que se vive isso conta!
Se vamos a um supermercado, a bancada dos produtos 'naturais', ecológicos, etc, além de ser tudo muito pequenino e sem nenhum bom aspecto, são caríssimos! Quem é que vai comprar um quilo de batatas por 4 vezes o preço das outras?!
Assim como (não sei se ainda é...) há uns tempos o papel reciclado era bem mais caro do que o 'normal'.
Assim é difícil!

Anónimo disse...

Também penso como a Joaninha que «não devia poder ser», mas já nem digo nada...
O FJ e a Mary têm razão. É tudo às avessas, muitas vezes o que devia ser mais barato só o é a tão longo prazo que desmotiva.

Anónimo disse...

TV nas casas de banho, não estou a ver...
Se fossem jornais, poderiam ter outra função, pelo menos alguns deles.

josé palmeiro disse...

É um problema antigo, que eu pensava resolvido, porque, me lembro de, há tempos ser levantado pelos agricultores algarvios, quando lhe chegavam as facturas da EDP, relativas aos furos, acrescidos da referida taxa. Isto para além do que, pagavam da sua habitação. É mesmo uma sem vergonhice. É o que se diz, pescar em águas turvas!

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras da Mary e do fj. :(

cereja disse...

Gosto dessa do «sem vergonhice»
Ah, ganda alentejano!!!