terça-feira, junho 19, 2007

Vestuário

A moda pode ser uma coisa parva e chata por vezes. Mas também acontece a dar por mim abençoando a sorte de ter nascido mulher!
Estava ontem numa paragem de autocarro. O sol forte só tornava a espera mais suportável a quem conseguisse abrigo à sombra da pala de protecção. Olhei os meus companheiros de espera, alguns homens, algumas mulheres. Comecei por baixo: os pés.
As mulheres calçavam sandálias ou sapatos abertos e sem meias, é claro! Os homens de sapatos fechados, ténis ou de cabedal, e com meias. Depois subindo o olhar, uma das mulheres vestia jeans (onde se equiparava aos seus companheiros homens) mas as outras tinham saias rodadas, levezinhas, onde o ar circulava à vontade, até as tufando num belo efeito, quais velas de navio!... Claro que os homens vestiam calças, de tecido ou de ganga, obviamente muito mais quentes. Da cintura para cima, aí nem havia dúvidas sobre quem sofria mais de calor: todas as mulheres usavam ou tops bem reduzidos, ou túnicas flutuantes de tecido levíssimo. Os nossos parceiros do sexo forte, dois chegavam ao extremo de usarem casaco e camisa com gravata bem apertada, mas qualquer um dos outros com casaco, ou blusão, ou colete de bolsos, sentia decerto mais calor do que eu e as minhas irmãs de sexo.
Abençoada moda feminina!...

9 comentários:

méri disse...

Está calor, por aí???
Aqui chove e a ventania não se aguenta!!!

josé palmeiro disse...

Aqui, nos Açores e no Algarve, o ambiente é mais despreocupado e veem-se, homens, mais despreocupados, a nível de vestuário. Serão as cabeças, ventiladas?

josé palmeiro disse...

Dseculpa a repetição de "despreocupado", não sei o que me deu, mas talvez substiuísse o primeiro por "leve"

Anónimo disse...

Ontem cá em Lisboa esteve calor mas hoje também chove a potes...
Mas o meu dedo mindinho diz-me que isto era um post que ela já tinha para aí escrito e decidiu deixá-lo hoje à vista... :) ?
Mas adorei a Marilyn de saia a esvoaçar. Acredito que vocês estavam mais compostas, não?...

cereja disse...

Ora bem...
A 'espertinha' da Joaninha acertou, este post estava escrito há uns 8 dias, mas esqueci-me dele! Hoje decidi pô-lo em linha, mas com a má pontaria de o tempo hoje estar péssimo!!!!!
Zé Palmeiro, acredito que em regiões mais descontraídas e talvez com mais turistas haja mais descontracção. Contudo, a verdade é que de um modo geral o vestuário masculino é mais quente. Começando nos pés porque apesar de haver alguns homens a calçar sandálias ainda são poucos.

Anónimo disse...

Mas onde raio de cidade estás tu'AB

cereja disse...

Abêzinha, estou em Lisboa, mas como a Joaninha adivinhou isto já estava escrito há vários dias. E olha que ontem, mesmo em Lisboa, fez bastante calor!...
Claro que hoje parece Outono, mas eu não digo que me refiro a hoje.

Leonidas disse...

Olá Emiele! Eu também, antes de ler os comentários, pensei o mesmo: "que sorte, aqui em Braga está Outono profundo!".
Em relação ao vestuário tb acho que há uma maior versatilidade e tolerância em relação às vestimentas "femininas", quer na forma, quer no contexto...!
Por exemplo, num dia de calor, qualquer respeitával trabalhadora se pode apresentar ao serviço com uma saia (desde que não seja mini-mini, vá), uma camisola sem mangas, ao que agora chamam "top", uma sandália de enfiar o dedo, etc....Já com os homens essa tolerância não é tão generalizada, muitos "chefes" não gostarão muito que o seu funcionário se apresente no local de trabalho de calções, camisola caveada e chinelo de dedo.......
É verdade, e mesmo em relação ao "estilo", ou seja, preferências num tipo de vestuário/imagem, nas mulheres é comunemente identificado como uma virtude até, uma coerência, um gosto, uma identidade que "marca a diferença". Já com os homens a coisa não é assim tão fácil. Ou o indivíduo tem uma profissão que lhe permite assumir essa considerada "excentricidade" (artista, cientista,....), ou se veste de modo vulgar que fica sempre bem, ou então, se assume um estilo mais personalizado, mais comunemente é denominado parolo, ou "gay", ou pertence a um grupo duvidoso do tipo "radical", etc.
Evidentemente, felizmente e finalmente, estas restrições estão a mudar rápidamente, e em relação aos jovens essa abertura é já alargada (apesar de entre eles se identificarem automaticamente como sendo "rasta", "dread", "frike", "beto"..
Eu gosto dessa liberdade de cada um se apresentar como gosta, a tal "diferença"!

cereja disse...

Pronto, nunca mais faço isto! Tá prometido!!! Olha que a Méri também é de Braga, Leonidas, e foi a primeira a protestar hoje... Mas se calhar aí também esteve pior do que em Lisboa, porque cá à tarde até fez sol.
Mas se na minha historieta escrevi «ontem», imaginem que tinha escrito «na semana passada», OK? É que só não actualizei a expressão, o resto era verdade.

Leonidas - é certo que, apesar de tudo, o vestuário mesmo o masculino está a ficar um pouco menos formal. E ainda bem! O nosso já passou a fase do formalismo, de um modo geral cada mulher veste-se conforme gosta mais e se sente mais confortável ou mais bonita. Os homens ainda dependem da função que exercem. Há empresas e bancos que não aceitariam funcionários demasiado à-vontade. Mas acredito que com o tempo tudo isto vai passar.
Só que, naquele dia, e naquela paragem, foi tal e qual como eu disse. E eu satisfeita com o meu fato fresquinho!!!