sexta-feira, junho 01, 2007

Uma escola? Um clube?

Sei que vou ser antipática e os meus amigos sportinguistas vão «dar-me nas orelhas». E eu ralada!... Desde que ganhei aquela nomeação terei de fazer jus a ela e chamar os bois pelos nomes.
Na terça passada, o meu filho comprou um jornal desportivo, retirou o poster que lá estava e substituiu o que adornava a parede do seu quarto. «Este é que é! O outro estava ultrapassado, já poucos daqueles jogadores ainda estão no clube. Agora sim, todos estes estão no activo»
À noite, apareceu-me de olhos arregalados: «Mãe!!! Já não tenho o poster actualizado!
O Nani vai-se embora»
Ora bem, eu gosto do Sporting. São coisas que me vêm de pequena, e que se consolidaram com a família que escolhi para viver a vida comigo. Reconhecendo que todos os clubes têm os seus pés de barro, e quanto maior é o clube, se calhar mais fraquito é o barro, este gosto clubista não é racional, portanto não se explica. É assim.
Mas há uma coisa que realmente me faz mossa: porque raio o Sporting não se transforma antes numa escola?! Apanha os jogadores de pequeninos, ou menos pequeninos mas ainda desconhecidos, trabalha-os, ensina-os, torna-os grandes jogadores conhecidos a nível mundial como o caso do Figo, ou Cristiano Ronaldo, e quando estão «no ponto» passa-os aos outros e recomeça a treinar outros novitos.
Que, imagino eu, quando estiverem bem treinados e derem nas vistas de outros
clubes, o Sporting se apressará a ‘trespassá-los’ e recomeça o mesmo ciclo.
Pelo que se diz nos bastidores, há já mais transferências pensadas para outros jovens que se tornaram conhecidos no Sporting!
Isto faz algum sentido?
Quando o futebol se torna este estranho negócio desisto por completo de entender.

7 comentários:

Anónimo disse...

É a economia...

cereja disse...

Lá isso...!
Mas com franqueza!!!Já pensaste se o Sporting tivesse TODOS os jogadores que tem «vendido» (odeio esse termo!) que clube não seria?...

Anónimo disse...

Os putos são formidáveis! vem mesmo a calhar para o Dia da Criança!! lol
De resto, «é assim» ou se tem sol na eira ou água no nabal...

Anónimo disse...

lol

Gostei dos pintaínhos verdes.
Nascerão dos «ovos verdes»...?

josé palmeiro disse...

Assim se constroem equipas, visando ganhar, todas as provas.
Concordo que o nosso futuro, são as escolas, mas já agora, com outra ministra!

cereja disse...

Raphael essa dos «ovos verdes» é mázinha!
Zé, por um lado não acho mal que façam escolas (mesmo estas de futebol) o que já não gosto é de ver fugir os jogadores depois de estarem treinados.
E choca-me imenso essa coisa de se falar em «vender» ou «comprar» os jogadores. Parece a venda no tempo da escravatura... Eu sei que é um modo de falar do «passe» desses jogadores, mas parece-me mal!!!!

josé palmeiro disse...

Emiéle, quando eu refiro as escolas e a ministra é no sentido em que esta manda fechar as escolas. Eu concordo em absoluto com as escolas, como são encaradas, por alguns clubes, nomeadamente o Sporting e o Benfica, em que a componente curricular está sempre presente. Cito o caso do João Coimbra, que está a acabar Medicina. Quanto aos termos "Vender e Comprar" jogadores, lembra-me "os contratados", lá no país do Índico, que se atravessou nas nossas vidas.