sexta-feira, junho 15, 2007

O inquérito

Há pouco mais de 8 dias (parecia-me que tinha sido há menos tempo, mas fui confirmar, foi realmente 3ª feira, 5 de Junho, o tempo quando mete feriados fica com uma qualidade diferente…) depois de umas mudanças aqui em casa, deixei ficar um inquérito.
Foi uma graça. Por um lado queria experimentar, ver como é que se faziam estes «inquéritos». Por outro, pretendia, de facto, saber como é que quem por cá passava ‘via’ aqui o Pópulo. E tive de inventar umas tantas perguntas, algumas um tanto parvas porque não se podiam responder apenas Sim ou Não - acabavam por ser 'perguntas abertas' as relativas ao tipo ou à cor por exemplo. Mas como eu disse era para brincar.
No primeiro dia tive tão poucas respostas que fiquei muito infeliz.
Buá, ninguém ligava nenhuma às minhas perguntas, 3, 4 respostas… Bolas, mais do que isso tenho eu de comentários! Até que um amigo me esclareceu que realmente não tinha dito nada porque só se clicasse na última «está bem como está», e um inquérito destes não tinha piada.
Concordei. E as primeiras respostas eram desse tipo – está bem como está.
Agora, acho que o vou fechar, mas tenho muuuitas mais respostas. Ena tantas! Catorze! (e de pcs diferentes, que isto é muito honestozinho, não pode haver cá batotas, cada um só vota uma vez!)
Conclusão:
50% acha que está bem como está (obrigadinha!)
14% preferia a «barra lateral mais estreita»
14% preferia os «nomes dos últimos posts na barra»
7% preferia com «mais músicas»
7% preferia com «letra de outro tipo»
7% preferia com «letra de outra cor»
Estou aqui toda sorridente, porque é como quando as sondagens dizem aquilo que a gente quer, sabem como é?
Eu (que não votei!) também andava a pensar que no antigo Pópulo a barra da direita era mais estreita e ficávamos com ideia de que havia mais espaço para texto. Aquele modelo agradava-me. E também eu pensava que dá jeito ter os nomes dos últimos posts como outros blogs têm. São duas mudanças que vêm ao encontro do que eu gosto – se calhar não foi por acaso que escolhi aqueles itens para questionar… Quanto às músicas, eu não sou tão «musical» como outros amigos bloggers, mas vou tentar!
E obrigada pelas opiniões!

16 comentários:

josé palmeiro disse...

Para quem nada sabe de Matemática, fazes as contas muito bem!
Foi engraçado o inquérito, é uma forma de se saber os gostos, de quem nos visita, de forma a poder oferecer um melhor produto final. Mas tens que contar também com a grande maioria que acha não haver necessidade de votar, será porque entende que assim está bem, ou então, não são tocados por esta varinha de condão?

Anónimo disse...

Pois é!
Eu fui das primeiras (devia ser uma das 4 do princípio) e também achei que estava tudo bem... Para mim está.
Claro que «o visual» tem a sua importância. Também prefiro os blogs mais claros do que os escuros, e gosto do teu costume de ilustrares o que dizes com bonecos. Mas, sinceramente, a gente vem cá por gostar do que escreves, essa é que essa. O resto é a 'roupa' mas o essencial é o corpo, não é?

Anónimo disse...

Como «experiência» de inquérito resutou, mas também achei que o tema era muito pacífico.
Afinal quase toda a gente achava que estava bem, o resto era questão de promenor.
Mas já que falas nisso também me parece que um formato onde a coluna principal seja maior, fica mais agradável.

Anónimo disse...

Estive a dar uma vista de olhos antes de ficar neste post, e reparei que a Méri se admirou de teres tantas visitas muito cedo. Olha, eu sou uma delas. Nessa altura da manhã nunca escrevo nada, mas qundo abro a net, de manhã habituei-me a vir ao Pópulo dar uma vista de olhos. E há muita gente assim.
:))
Por um lado o escreveres todos os dias, crias 'habitués', e por outro a tua opinião a respeito da vida corrente, tem piada.

Ah, quanto ao visual...? O certo é que melhoraste, quando escreveste o post das «arrumações» aquilo já estava muito bem. Também achava a «mancha» muito compacta dantes. E se a coluna principal puder alargar um pouco também concordava (eu fui uma das duas que cliquei nesse ponto)

Anónimo disse...

Dizes que «parece» mas olha que é mesmo! Eu fui contar, no antigo Pópulo a barra do texto 'apanhava' doze dos bonequinhos do template,ficavam 4 para a barra lateral.
Neste formato, apanha 9 e meio, ficam 6 para a coluna do lado...
Não fui eu que ciquei aí (ao contrário da Méri, ups da Mary) mas concordo. Ficava melhor.
Mas tal como os outros disseram o inportante é realente o conteudo o resto é roupagem.

Farpas disse...

E que tal? Maior eficiência é quase impossível!!

Quanto ao tamanho do corpo do texto e da barra lateral também depende muito do sistema, por norma um template do Blogger (aqueles que estão pré definidos) tem 400px de largura do corpo o pópulo tinha 410px e neste momento tem 430px, por exemplo, já nem precisas de mexer nos códigos do You Tube porque este template já aceita mais do que a largura pré-definida dos vídeos!

Bom fim-de-semana para todos!

Anónimo disse...

UAU!!!
Viva o Farpas!!!!
(já aqui se sabe que és o «assessor técnico» do Pópulo)
:)))
Parabéns Farpas-Emiéle!

cereja disse...

Eeheheh, as contas estavam feitas Zé (apesar disso, até aqui ainda chego...)
'Brigado a todos!
E claro que «obrigadíssima» ao meu querido Farpas!

Respondendo a uma coisa que ficou lá para baixo no dito post das arrumações e do inquérito, o Farpas tem toda a razão, as letras em fundo claro, para se ver em extensões pequenas, resultam melhor. O que não quer dizer que não se escolha outro formato por motivos de gosto ou estéticos.
Para se projectar, também costuma resultar melhor o contrário. Quando faço power-points para usar na profissão, uso muito o azul marinho com letras brancas ou amarelas. Lê-se bem e fica alegre. Mas até mesmo nesses casos, tambem um fundo claro com letras contrastantes não fica mal. Já tive quem me dissesse que preferia assim. Para textos a ser projectados, há uma regra de ouro: não ponham muito texto em casa quadro! vale mais multiplicar as projecções do que atafulhar um quadro com muita matéria - ninguém lê nada e fica feio.
Aliás se há muita para dizer, eu aconselho a que se imprima essas folhas e se dê aos participantes. O que aparece no ecrã é mesmo só para sublinhar a nossa exposição.

Anónimo disse...

Eu sou dos visitantes matutinos, mas que nunca aqui deixa nada
:p

Para ser franco nunca sei o hei-de dizer, em 99% das vezes concordo com o que dizes. E leio aqui comentários engraçados, penso sempre que eu vou ter menos graça...
A parte estética acho que está óptima. Também não respondi ao inquérito (mea culpa) porque achei que não valia a pena clicar no «está bem».

Anónimo disse...

Também venho meter o bedelho:
Primeiro, bela ideia os títulos dos últimos posts! Isto, juntamente com os últimos comentários, ficou «quase perfeito» como diz o outro chato lol
Depois, eu também não votei, mas arrependo-me - se só tiveste 14 'apostadores' acho que tens muitíssimo mais leitores, e eu sou uma. Mesmo quando não digo nada, ando por cá!
Finalmente, olha mulher, como todos os outros disseram, a verdade é que importante mesmo é o conteúdo e não a forma. Vai escrevendo que a gente continua a vir cá...

cereja disse...

Quando escrevi a resposta pela hora do almoço, escrevi a correr e nem revi, pelo que saiu uma gralha parva. Não queria dizer «Para [....] muito texto em casa quadro!» e claro «Para textos a ser projectados, há uma regra de ouro: não ponham muito texto em cada quadro!»
Por 'quadro', pretendi dizer cada slide ou transparência quando for o caso.

RS e Gui, pronto, já sei que também vêm bisbilhotar aqui de manhãzinha. Vou ver se me esmero, afinal tenho mais público do que pensava :))

saltapocinhas disse...

não devias ter posto esta imagem...
é que só com as percentagem pareciam bué de votos""

cereja disse...

Nem imaginas...!
Então no primeiro dia em que havia 4 votos (QUATRO!!!) e eu estava muito infeliz a achar que ninguém me ligava nenhuma, a percentagem era de 100% a dizer que gostavam tal como estava...
:))
Acho que até telefonei à Isabel a pedir por favor que viesse cá votar! Ver ali aqueles 4 votozinhos depenados parecia o máximo da miséria.

Leonidas disse...

A mim aconteceu-me o mesmo, como achei que estava bem, não votei, só depois percebi que era pra deixar opinião....
De qualquer maneira, sendo louvável na mesma o teu interesse em melhorar o aspecto gráfico do bloggue (os utilizadores agradcem), o que cativa é o seu conteúdo, escreves muito bem e é incrível a quantidade de "artigos" que produzes diáriamente sobre temas tão variados.....é quase uma página "da actualidade"...
A respeito da música, posso sugerir que cada um dos participantes inclua um link? Pode ser bastante divertido e diversificado.
Já agora, confesso que ás vezes me estendo no tamanho dos comentários (como agora) mas deve ser um efeito "horário2 qualquer!!!! Vou tentar sintetizar ou dividir em capítulos!

Leonidas disse...

já agora, para passar da sugestão à prática, deixo aqui um link para uma música que todos conhecem, e que eu adoro!!!! (É a "Construção" do Chico Buarque)
http://www.youtube.com/watch?v=P7mHf-UCZp0

cereja disse...

Leonidas, como já respondi acima os teus comentarios são óptimos, e fico satisfeitíssima de os ler. Melhoram muito as pistas que eu deixo aqui nos posts.
Não quero dizer que não goste de quem me deixa ficar um :) ou até :(
Tudo o que seja participar é bom para mim.
Mas tu escreves bem, és muito clara no que dizes, (ehehehe, e ainda por cima estou de acordo contigo!) e gosto imenso quando tens tempo de passar por cá.
Esta tua ideia, foi muito giro porque era das músicas qe tinha seleccionadas para deixar cá - ia passar a deixar pelo menos uma em cada fim-de-semana. Mas como agradecimento começo pela «tua» que também era «minha»
:D