sábado, junho 02, 2007

O "gang das perucas"

Profissionalismo. É que a malta vai aprendendo – Ocean 11, Ocean 13, sempre ensinam alguma coisinha…
É claro que isto não é questão de brincadeira, mas não se pode deixar de sorrir um pouco, até pelo nome que os investigadores lhes deram. Isto dos «gang das perucas» parece mesmo uma invenção de uma ‘história aos quadradinhos’…!
Mas é a sério sim senhor! Pelo que se está a concluir, os nossos assaltante a bancos eram uns simplórios. Apenas um, entrava, estava lá uns minutos, levava aquilo que estava à mão de semear e toca a fugir.
Mas estes não! Aqui é outra loiça!
Não andam encapuçados, que isso chama a atenção: disfarçam-se mesmo como no teatro – peruca, bigode, óculos.
E nada de levar apenas o que está à vista:
esperam o tempo que fôr necessário, até 20 minutos se for preciso, para chegar aos cofres que é o que vale a pena. Aliás se por um acaso estiver por ali um agente à paisana, nada de sustos, ele é revistado e retirada a arma, para não haver acidentes. E são indivíduos que sabem o que fazem, nada a ver com os «nossos» antigos que levavam uns trocos para comprar droga, estes não deixam impressões digitais e tapam as câmaras de vídeo.
É o progresso.

6 comentários:

Anónimo disse...

Já me tinha lembrado que tanto filme glorificando os ladrões ou séries, um tanto 'dúbias' nesse aspecto, poderiam ensinar muito a quem optasse por essa «profissão»
Pelos vistos os nossos ladrõezitos domésticos andavam aí no 3º ou 4º ano, agora estes senhores já tiraram o 11º.

josé palmeiro disse...

É evidente, que essas pessoas que são altamente espertas, estão atentas e entendem exactamente a menssagem. Depois é só adaptá-la e executá-la.
Vou mais longe que a Joaninha, são mestrados e doutoramentos.

Anónimo disse...

Vocês digam o que quizerem, mas sempre achei que havia alguém na PJ com sentido de humor!
Já nem me lembro de todas, que a gente só retem os últimos e o último foi o Apito Dourado, e até esse tem a sua graça, mas antes dessa «operação» existiram outras com nomes também giros. E agora o «gang das perucas» é giro!!!

cereja disse...

Olha, Raphael, tenho estado a ver se me lembro dos nomes, porque tu tens razão, antes desse «Apito Dourado» houve uma ou duas outras opetações com nomes de código muito patuscos.
Mas creio que chamarem «gang das perucas» deve ter sido ideia da imprensa...

Anónimo disse...

globalização meus amigos, globalização......

Anónimo disse...

"Gang das perucas" não é ideia original da nossa polícia. Basearam-se num outro grupo francês dos anos 80 chamado "Les postiches", sobre os quais foi escrito livro e feito já um filme. O que fizeram para tornar a "ideia portuguesa" mais original foi falarem agora, acrescidamente, em terrorismo. Ambição por "filmes" ainda melhores talvez...