quinta-feira, junho 28, 2007

Buzinar

Eu vivo numa cidade onde se buzina muito. Cá por mim, acho que demais. Quando aprendi a conduzir ouvi que a buzina se usa como um aviso, numa emergência, mas não é para «desabafar» como se tornou costume aqui em Lisboa.
Contudo, com bom-senso e evitando a poluição sonora, penso que a buzina faz parte do equipamento do automóvel para ser usada nos tais casos de necessidade.
Mas parece que os chineses abusavam, a poluição sonora era grande devido ao abuso da dita, e decidiram cortar o mal pela raiz - buzinar no centro de Xangai passou a ser punido com uma grande multa.
E pronto!
(sinceramente, por cá só desejava que pelo menos as regras existentes fossem cumpridas; não buzinar dentro de um túnel, por exemplo)
Só que sempre que há uma lei, há quem se deite a imaginar modos de a ‘furar’ e isso em toda a parte do mundo, pelos vistos.
E então os automobilistas de Xangai inventaram «novas buzinas»! Uma buzina dá um som como o toque de telemóvel, outra é uma voz feminina, e vamos ver de que é que mais se lembram...
Claro que a polícia acudiu logo a explicar que a lei não é só para buzinas «normais» engloba todos os sons.
Ora bolas!

5 comentários:

josé palmeiro disse...

Ora bem, isto de comentar o Pópulo tem destas coisa, é como no ciclismo, uns dias primeiro, outros último, bem, coisas a disponibilidade, em tempo de obras.
Vamos ao escrito, não gosto de buzinar, não me parece bem, é como chamar o outro, com um assobio, é desajustado, para não dizer inconveniente ou malcriado. Depois é como, naquele post de há dias, da forma de falar com os outros, há buzinar e buzinar. Eu perfiro dar sinal de luzes, é mais eficaz, até de dia. Mas essa de Xangai, tem que se lhe diga!!!

Anónimo disse...

:)))
Realmente buzina-se demais, em Lisboa pelo menos. Mas é um ciclo vicioso, porque o 'incivismo' chama outro incivismo! Por exemplo, quando estacionam um carro em 2ª fila e não me deixam tira o meu, como é que se pode fazer...?!
Mas ir a andar e apanhar com uma buzinadela por vezes com sons que parecem de buzinas de estrada e nos fazem dar saltos na cadeira, é das coisas mais desagradáveis que há...
Quanto aos chineses, bom...
Será que ouvir uma «buzina» com voz de mulher também chama a atenção? Dá toda a ideia de ser uma brincadeira. E parece que mais uma vez os amigos amarelos exageraram, nem tanto ao mar nem tanto à terra.

cereja disse...

É isso, Zé Palmeiro, há buzinar e .. buzinar. Há um toque, leve, que pode chamar a atenção para uma distracção que pode ser útil sem incomodar. Como dizes na tua imagem, seria como chamar a atenção «por palavras». Depois há a forte buzinadela, que provoca a tal poluição sonora, e é o tal assobio forte, mal-educado, e desnecessário.
Lá na China, nem imagino como seja. Mas Xangai tem tanta população que o barulho tem de ser muito. Contudo pelo que eu vi em Cantão, os chineses deslocam-se sobretudo de bicicleta...

Anónimo disse...

Sabem, é que a «bizina errada» é a buzina-do-outro! A gente quando buzina estamos cheios de razão!
:))

Anónimo disse...

Vocês têm graça com essa ideia de que a buzina é como uma voz e pode ser malcriada ou não. Concordo muito. Quem buzine com uns sons curtos e leves - pó pó pó - não se compare com quem buzine forte e prolongado - PÓÓÓÓÓÓÓÓÓ!!!!! - por exemplo. O primeiro é mais «pst, pst!!!» o segundo «oh seu camelo!»:))