terça-feira, junho 12, 2007

A anormalidade normal

A história não tem grande interesse. Um fait-divers, uma espécie de aventura que acaba bem e tudo. Nada de especial se não fosse o próprio caso em si, característico de um tipo de «desenrascanço» que imaginei ser típico português mas pelos vistos não será, e pela frase lapidar de que afinal aquilo foi "uma situação normal dentro da anormalidade".
A historieta é a seguinte: Há um voo marcado, um Airbus A 320 que irá viajar entre Lisboa e Madrid. Companhia aérea espanhola. Quando os passageiros entram reparam «que o lado esquerdo tinha uma fita amarela a indicar que não deveria ser transposta» e perante algum espanto o comandante informa:
«Não podemos utilizar essa parte do avião porque temos um problema de segurança com a porta dianteira. Não se preocupem, é só um problema de segurança."
E esta..? Pfff...É um problema de segurança!!!
E depois, muito despachados, ainda continuam: «quem não quer seguir diga porque há 80 com bilhetes para este voo e que não puderam viajar».
Ficamos de boca aberta com este desembaraço, mas foi a frase final do INAC que considero a cereja do bolo:”Esta é uma situação normal dentro da anormalidade."´
É este o nosso Mundo: Há o normal, o anormal, e …. a anormalidade normal !
Já começo agora a entender aquilo que me rodeia.

6 comentários:

Anónimo disse...

O que me revoltou mais foi aquela chantagenzinha latente («se não quiserem, há para ali outros que não são esquisitos e aproveitam»)
Por acaso, uma das coisas interessantes nos EUA é a facilidade com que processam empresas por coisas deste género. Se estes senhores apanhassem com processos de indmnizações pesados, por «traumas de voo» ou coisas dessas provocados por terem feito um voo nessas condições, talvez pensassem que se calhar tinha valido a pena fazer a reparação antes de partir - era capaz de lhes sair mais barato!

josé palmeiro disse...

´E o que dizes, a anormalidade total e se numa perspectiva capitalista, ainda posso entender a companhia, é bom que se saiba o nome, paranão voarmos nela, já, classifico de uma inteira anormalidade, a posição do INAC, uma autêntica vergonha! E não há responsáveis?

JustAnother disse...

LOL!
Na 6a feira o meu voo saiu atrasado de Amesterdao mais de 4 horas porque uma carrinha destravada embateu no nariz do aviao avariando o radar! E estavam com duvidas que o aviao pudesse voar... la veio outro de Lisboa para assegurar o voo, mas eu diria que tudo e possivel hoje em dia...
ah, e tens mais um desafio no meu blog, mas deste eu gostei bastante, achei interessante. Bj

cereja disse...

Ai, Tuxa, ainda não fui lá e já estou um pouco assustada. Isso das 'cadeias' não é a resposta, e a passagem do testemunho que me assusta...

Tens razão Joaninha, às vezes aqueles processsos estrambólicos, lá na América, servem para as pessoas sentirem mais responsabilidades em casos deste tipo.
Zé Palmeiro, realmente a triste frase da INAC é de bradar aos céus! Por isso a sublinhei. Como é possível?!...

josé palmeiro disse...

Vi agora imagens do avião "fitado". Ouvi o presidente da Associação de Pilotos dizer que , era assim mesmo e que foram tomadas todas as medidas de segurança, Vi também que se trata de uma companhia de baixo custo, chamada, VUELING. Tinha as melhores referências dessa companhia, a minha filha, já voou nela, mas a forma como as coisas são postas e resolvidas, é que não convençem ninguém!

cereja disse...

Se a história foi tal como a contaram, sobretudo a arrogância de dizerem ««quem não quer seguir diga porque há 80 com bilhetes para este voo e que não puderam » é cá de um mau gosto!!!