terça-feira, junho 26, 2007

Ainda a reciclagem




É um tema muito na berra. Por um lado temos consciência de que realmente o caminho para se viver melhor passa por aproveitarmos os «desperdícios» e evitar gastos de energia supérfluos. E seria preciso andarmos completamente num outro mundo para desconhecermos a importância da reciclagem – há anúncios por todo o lado, desdobráveis, cartazes, autocolantes, ou seja gastamos muita energia a insistir em como devemos poupar energia...
Mas, cá na minha opinião, estava na hora de se começar a tocar noutras teclas. Não que é preciso reciclar, que isso creio que todos sabemos, mas sim, o que é que é «reciclável». Em vez da cantilena já mais do que ouvida de vidros no vidão, papeis no papelão, embalagens no «embalajão», fosse interessante explicar «ponham no papelão jornais, papeis escritos, papeis de embrulho, embalagens de cartão» por exemplo. Ou «metam no vidrão garrafas e frascos limpos, copos e jarras sem ser de cristal».
Há dias ouvi num talk-show na TV alguém explicar que não se podia deitar fraldas no papelão, porque isso ia contaminar todo o papel que estivesse lá contido. Francamente nunca me tinha passado pela cabeça que alguma pessoa se lembrasse de atirar com uma fralda suja para um desses depósitos, mas aceito que o tenham feito - se é «de papel» vai para o papelão! Claro que, primeiro, aquilo nem é bem papel e, segundo, vai com ‘matéria orgânica’ o que é péssima ideia. Ora bem, isso é levar ao extremo um desconhecimento que já é quase estupidez, mas colocar no papelão papeis sujos, nem toda a gente sabe que não deve. Assim como, se a garrafa for de azeite, também só deve ir para o vidrão depois de lavada, pelo que me disseram. Tenho uma amiga que lava todas as embalagens e latas antes de as colocar no ecoponto coisa que me parece um absurdo, porque gasta um bem também precioso –a água – para cumprir uma norma ecológica, a reciclagem…
Mas esta oscilação entre o 8 e o 80 - deitar fraldas sujas na reciclagem, ou lavar cuidadosamente a lata do feijão - só acontece porque a informação não passa. Já sabemos que as crianças pequeninas sabem que devem reciclar papel, vidro e embalagens. Seria interessante ver agora que papel, que vidro e que embalagens .
Para não falar de novo que a visão desgraçada dos ecopontos a deitar por fora sem que a empresa responsável assuma a decisão de os ir esvaziar, também não incentiva lá muito a este dever cívico.

Enfim…(* suspiro…)

9 comentários:

Anónimo disse...

(olha lá, este cavalheiro que veio da India falar sobre Jesus, não o podes reciclar?)

Como dás a entender aqui deve haver bom-senso. Também não me passaria pela cabeça, deitar uma fralda suja no 'papelão'! Que raio de ideia! Mas não sabia algumas ds coisas que aqui nos teus links aos cartazes se dizem. Sabia que no vidrão só de deve deixar vidro e portanto as garrafas não devem levar rolhas, nem se deve por as lâmpadas porque têm o casquilho. Mas não fazia ideia de que nas embalagens não se deviam deixar garrafas de óleo, ou de manteiga ou margarina. Deve ser por isso que se debe lavar a garrafa do azeite.
E os «tetra pak»? As inumeras embalagens de leite, sumos, tudo e mais algumas coisa que vêm nessas embalagens? Pensei que iriam para o das embalagens, mas será assim?
Reina a confusão, é o que é!

Anónimo disse...

Já tinha ouvido essa conversa de 'lavar' as coisas antes de lá as colocar, mas acho que não tem pés nem cabeça. Então vou lavar as embalagens de iogurte, as latinhas de cogumelos, as embalagem da manteiga? e a água que se gasta?
Também não sabia (vi agora) que os papeis que embrulham a margarina e a manteiga não se podem por nas embalagens. deitam-se fóra, simplesmente?
Como dizes isto precisa de uma boa explicação!

Anónimo disse...

Para ser franco já deito pelos olhos a campanha com as criancinhas a fazerem-se de engraçadas! E depois passamos pelos locais dos ecopontos e aquilo está uma imundice que custa olhar para lá.
Para incentivar a colaboração com essa da reciclagem deviam começar por mostrar ums ecopontos limpos e decentes. A maioria deles até nos faz fugir. Uma pergunta: alguma vez aquelas coisas são mesmo LIMPAS, ou são apenas despejadas?

josé palmeiro disse...

Só suspirando, podemos aguentar tamanho embuste. Porque de embuste se trata, esta treta da reciclagem, como no-la venderam. Tirando o Bibby, raio de nome, que como diz a Joaninha, porque não reciclá-lo? todos os outros, comungam dos mesmos receios e dúvidas. Digam-nos, de vez: "O que devemos, e como devemos, contribuir, para a reciclagem?

ilha_man disse...

Por falar em fraldas, há uma empresa que fornece um serviço de fraldas de algodão, e fazem desde a recolha das ditas sujas, limpeza e entrega...diminui-se a necessidade em papel, mas aumenta-se o consumo de água e detergentes...não se pode agradar a todos :)

Anónimo disse...

A minha filha ainda usou fralds de algodão (pano) ilha_man, e não foi assim há séculos, aí há uns 26/27 anos... Era uma trabalheira! Mas quando ela nasceu ofereceram-me um pacote de fraldas de papel italianas, muito chic, para viagens e assim. :))
Mas a chatice nas fraldas de pano era o raio do alfinete de dama, havia sempre o receio daquela coisa se abrir por magia -apesar de ter uma segurança e tudo - e magoar o bebé.
Mas não sabia que se tinha voltado a essa época. :)

cereja disse...

Pois é essa a questão, Zé Palmeiro. Que devemos reciclar já toda a gente ouviu, o que agora se quer saber é exactamente quais os produtos. Porque não é TODO o vidro, nem TODO o papel, nem TODAS as embalagens!

Não sabia dessa, do retorno às fraldas de pano. Como dizes, ilha_man, poupa-se numa coisa e gasta-se noutra... Como a tal minha amiga que lavava as peças antes de as levar para o ecoponto. Que gasto de água!

saltapocinhas disse...

Na escola primária (no concelho de aveiro, pelo menos) as crianças têm uma espécie de formação dada pela SUMA que os ensina a separar os lixos, e o que se pode e não pode pôr nos ecopontos.
Ficam a ser os "eco-mosqueteiros" e depois é-lhes pedido que ensinem os pais.
Também lhes é pedido que passem a usar guardanapos de pano e não de papel para embrulhar o pão, etc.

Tenho uma colega que lava todo o lixo muito bem lavadinho, como deve ser!

cereja disse...

Bem, Saltapocinhas, é um belo exemplo, mas pelo menos nos sítios que conheço isso não se passa assim. Para além de todas as pessoas que não têm filhos nessa idade, é claro. Por isso eu pensava, que já chegava de campanhas com meninos pequeninos a dizerem-nos que é fácil reciclar, e passassem agora a outra campanha onde mostrassem aos crescidos quais as coisas que afinal são recicláveis e as que o não são. Bastava ir mostrando uma pessoa com 2 coisas na mão - uma reciclável e outra não. Vendo já se aprendia.
Porque é verdade que os contentores para esses lixos especiais têm afixado um papel dizendo o que é para ali e o que não é; contudo por um lado é chato uma pessoa ir até lá carregada com coisas que depois deve trazer de volta para casa para por no lixo normal, por outro, como se sabe a iliteracia é grande e muitas donas de casa de nível cultural baixo, não sabem interpretar bem as instruções.

Quanto ao pano versus papel, cá por mim sou a favor. Prefiro um guardanapo de pano a um de papel e aliás é o que uso em casa. Contudo, pelo que se vê no comentário do ilha_man na questão das fraldas, depois gastamos água para os lavar, e a água... :D
(afinal também tens amigas como eu, muito limpinhas! Será a mesma?)