sábado, maio 26, 2007

Títulos sonsos

É meu costume, dar uma vista de olhos pelos jornais on-line antes de comprar um em papel. E hoje chamou-me a atenção um título do JN que dizia «Nova lei nega hipótese de despedir sem justa causa». Fiquei a pensar no caso enquanto ia abrir a notícia, porque o Código do Trabalho não é área que eu domine, nem bem nem mal… Contudo estranhei, porque a coisa posta assim, ‘negando uma hipótese’ era porque essa hipótese estava em discussão, parecia-me a mim.
Bom, lá dentro diz-se que «os despedimentos não vão ser liberalizados» (ufff) mas…
serão feitos acertos ao que se entende por causa justa para dispensar um trabalhador E que «acertos»? Como é que se ‘clarifica’ a tal noção de justa causa? Acelerando os processos disciplinares que duram um mês e os patrões acham muito. Depois, parece que os patrões também andam desagradados porque quem sofre um processo disciplinar pode recorrer a um tribunal, isso não só demora muito tempo (o que é sabido e não é só nesses casos) como o tribunal pode dar razão ao trabalhador o que acontece numa "grande percentagem" dos casos. Uma maçada.
Ná. Assim não serve, tem de se arranjar um outro sistema que defenda mais os patrões é claro. Portanto não será «Nova lei nega hipótese de despedir sem justa causa» mas sim «Nova lei estuda o modo de ‘agilizar’ os despedimentos», isso é que é.

3 comentários:

josé palmeiro disse...

Ora bem, assim é que é. Leis justas, para o patronato, os trabalhadores que trabalhem pois é essa a sua função, e que paguem os impostos, e que não estejam doentes, para não ter que faltar ao trabalho e dar que fazer ao Ministro da Saúde, que se farta de trabalhar, para nos quilhar. Se os titulos são sonsos, continuemo a pôr-lhes SAL, para ver se enfartamde vez!

Anónimo disse...

São sonsos a ver se pega. Repara que quem não vá ler mais além fica com a primeira ideia, que bom que é, afinal antes a lei até permitia despedir sem justa causa, mas agora não, esta nova lei não o vai permitir!!! É isso que uma leitura em diagonal pode transmitir.
Filhos de uma senhora de mais costumes!!!!!

E depois a cereja do bolo: os parvos dos tribunais às vezes até dão razão aos trabalhadores, não é? Parece impossível!

cereja disse...

O que achei indecente ( por isso lhe chamei 'sonsos') foi o ar de quem assobia para o lado e deixa a sugestão de que ESTA lei seria «melhor» uma vez que «nega hipótese de despedir sem justa causa». Estão a ver o malabarismo...? se esta NEGA, é porque se calhar a anterior PERMITIA!