quarta-feira, maio 02, 2007

Só podia ser doença


Já há muito que suspeitava.
Há muita gente com manias. Manias diversas, e sei bem que eu própria tenho as minhas, não estou a apontar o dedo a nada que eu mesma não me acuse. Há quem tenha a mania da limpeza, ou a mania das doenças, ou a mania da arrumação, ou…ou… Acredito que, se calhar, nem há ninguém tão perfeito que não tenha uma pequenininha sim, mas… mania.
Acontece que, nos últimos tempos, tenho apanhado com várias pessoas que parecem obcecadas com aquilo que se come. É dose! Dá ideia que só pensam em comida, não por terem apetite mas porque a sua maior preocupação na vida é comerem bem. Alto! Quando estou a falar em comer bem, não é comer com prazer ou comer de um modo saudável, isso é normal, é levar essa noção do «saudável» à última potência. Lêem todos os estudos que aparecem ( e são imensos como se sabe…) e querem adequar a sua dieta alimentar ao último artigo que leram. Ora bem, eu achava que a minha embirração com essa atitude era erro meu, se calhar seria eu que andava a ficar intolerante, mas afinal existe mesmo uma classificação para essa mania: chama-se 'Ortorexia.
A ortorexia é o exagero das preocupações dietéticas, é passar um tempo louco a estudar o que faz bem, o que faz mal, como comprar e preparar a comida, e – sobretudo !!! –chatear os outros obrigando-os a ouvir as suas teorias e culpabilizando-os no caso de as não seguirem.
São uns chatos! E cheiínhos de boas intenções, as tais que costumam encher o inferno.
O certo é que quanto a alimentação eu sigo o princípio de comer um pouquinho de tudo e variar o mais possível. Sobretudo sentir prazer em comer. Mas isto sou eu. Não impinjo esta «receita» a ninguém, cada um que faça como entender e vá ouvindo o que lhe diz o médico, se quiser.
Ná! Não sou ortoréxica, não o quero ser e tenho raiva a quem o é! Ufff…
Afinal sou muito normalzinha.

7 comentários:

Anónimo disse...

Voltei!
Também fiz uma ponte, e aí não tive net. Mas já reparei que tiveste bastantes comentários mesmo sem ser os meus...
Olha, mulher, eu não sbia que «isso» tinha nome, mas DETESTO essa gente. São piores que as testemunhas de jeová. Que praga!!! Comam lá oque entenderem, mas por favor não nos queiram «converter»!

josé palmeiro disse...

Nome lindo para essa doença. Por motivos de saúde, tive que abdicar do sal. Custou-me um pouco habituar, mas hoje consigo diferenciar melhor o gosto dos alimentos. Quanto a dietas, estou como tu, comer de tudo, o mais variado possível e deixar de parvoíces dietéticas, a não ser por razões, eminentemente, médicas. Já agora, vá lá um bom tinto e um queijinho alentejano, ou açoriano, para abrir o apetite.

Anónimo disse...

Praga!Conheço uma que ontem de Paris me dizia como se devia fazer uma feijoada que para ser boa só devia levar feijão.

Farpas disse...

Deixa lá, há doenças piores, neste momento para mim a pior é a gripe... desde o fim-de-semana que tem vindo a piorar e neste momento em que escrevo o comentário estou com a chávena de leite quente na mão para ir para a cama! Beijinhos!! (que inveja estares de ferias!!! eu cada vez tenho mais trabalho, por um lado é bom (muito bom) mas por outro podia ser um bocadinho menos!!)

saltapocinhas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
saltapocinhas disse...

tenho uma colega assim obsecada!
eu cá estou mais como tu: como do que gosto.
A minha teoria é: nada faz mal desde que não se comentam excessos.
Depois ainda tenho a vantagem de não apreciar comidas muito complicadas e de não gostar de molhos.
O meu prato preferido é fruta, adoro fruta!
E, como o Zé, adoro queijo, pode ser açoreano, da serra, do rabaçal... com um vinho tinto a acompanhar, é claro! ;)
Mhammhammm

Anónimo disse...

Voltei aqui a epreitar o que disseram os outros (isto de ser a promeira muitas vezes é uma chatice porque me falta o 'convívio'...)
O gosto do queijinho aqui do Zé é compatilhado por quase toda a gente que conheço. Só conheço UMA pessoa que detesta queijo! Cá para mim é anormal... só pode ser! Mas olhem que para os 'fundamentalistas' também tem defeitos porque leva sal.
Pobre Farpas...Mas olha que já só faltam dois dias para se chegar ao fim-de-semana. E eu também detesto é adoecer exactamente no fim-de-semana!!! Grrr!