quarta-feira, maio 30, 2007

Quando a esmola é grande…

Costuma-se dizer que «quando a esmola é grande o pobre desconfia» apesar de neste caso, tal ser tão justo que pelo contrário o que é de estranhar é só agora se pensar em o por em prática.
Tratar dos dentes em Portugal é caro. Muito caro mesmo e sem alternativa porque se tem de procurar esse recurso no sistema privado.
Dizem-mos agora que
os centros de saúde poderão vir a ter dentistas .
Aleluia, se assim for.
A minha desconfiança desta ‘esmola’, falando como ‘pobre’, é que tal decisão vai completamente ao arrepio das restrições económicas que temos apreciado, sobretudo no sector da saúde.
Mas enfim, a esperança nunca morre! E a frase do bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas "O impacto financeiro de continuar a não fazer nada é muito maior do que se se fizer alguma coisa" talvez desta vez faça pensar quem toma decisões.

8 comentários:

Anónimo disse...

Mais tarde ou mais cedo terá de ser. E a vergonha que é olhar-se para a boca de certas pessoas de meios mais pobres! Porque quanto aos óculos, até os próprios oculistas têm uns contractos com oftalmologistas e lá fazem umas consultas baratinhas, não é preciso ir a um serviço público, mas dentistas é que nem vê-los!!!!

Anónimo disse...

Pois eu vou mais longe: não acredito!
É que não acredito mesmo.
Talvez agora se comece «a falar», daqui a uns anos a fazer a norma, daqui a mais anos ainda a criar os apoios, daqui a outros tantos anos a abrir em Centros-Piloto, e daqui a 20 anos talvez tenhamos os dentes tratados… se não tiverem já acabado com o SNS!

cereja disse...

E os dentes não tiverem caído de podres....
:))
Pelo menos a nível de prevenção, que se comece pelas as crianças quanto mais não seja. temos muitos meninos com cáries, mesmo pequenos.

Anónimo disse...

King e emiele têm razão. Já vi numa revista da ordem dos dentistas colocar este problema. Se bem percebi,eles próprios decidiram manter-se no privado. S´que havendo muito mais dentistas,já começam a duvidar. Mas, no fundo. tambem ainda não acredito.

josé palmeiro disse...

É esperar, para ver!

Leonidas disse...

À 20 anos, no Porto, a, então, "Caixa" tinha um dentista, que servia uma série de centros de saúde, mas só tirava dentes....., pelo menos evitavam-se outros problemas de saúde associados às infecções dentárias! Vamos lá a ver que tipo de "dentistas" vão ter o centros de saúde, tira-dentes, trata-dentes,...!

Leonidas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cereja disse...

Eu creio que os hospitais também têm essa «secção»...Mas a verdade é que quem precisa de um dentista se dirige inevitávelmente a um um consultório privado. Acontece que temos uns mais chics, melhor montados, e que de uma forma geral tem uns preços a condizer com essa apresentação, e depois há uns 'mecânicos' que nem têm autorização, mas levam bem mais em conta e é onde muitas pessoas com poucos meios se vão 'remediar'. Mas uma resposta a nível do SNS como deve ser, até hoje ainda não se viu.
E por exemplo, os implantes que me dizem que no Brasil já se fazem com frequência, por cá ainda são de um preço absurdo!