quarta-feira, maio 23, 2007

Os truques para ‘apanhar’ telespectadores


Levou-me tempo a perceber mas finalmente fez luz no meu espírito.
Uma coisa que me encanitava particularmente era a dança dos horários dos programas das nossas TVs. Para além do telejornal e dos jogos de futebol, as horas a que seja o que for passa é na grande maioria das vezes uma surpresa. Quase sempre é mais tarde, por vezes muito mais tarde, também acontece ser mais cedo, uma lotaria.
E, tinha dito muitas vezes que não entendia. Os programas «enlatados» têm uma duração certíssima, vem lá tudo dito. Os anúncios então, são medidos ao segundo. Então porque raio nos dizem que a série tal é às 10 e meia e um dia passa a um quarto para a meia-noite, e no outro às 11, ou à 1 da manhã…?
No outro dia uma frase de passagem, iluminou-me! É que essas séries ou programas são uma espécie de isco. A gente liga para as ver, e depois vai ficando nesse canal à espera que o programa chegue. Enquanto se vai esperando vamos gramando outras coisas e… até pode ser que se ache alguma graça a um outro e se fique cliente da estação.
Assim como nos supermercados, põem as coisas mais supérfluas mais perto das caixas e enquanto se está na fila para pagar, até podemos ser tentados a comprar uma coisita que não estava na lista de compras!
Só que agora com os canais de cabo a coisa complica-se. Eu se estou numa de ver um CSI, ou Desperate Housewives, ou Sex and the City por exemplo, não espero pela 1 da manhã da SIC, vejo-o no AXN, ou num outro canal que apresente as séries a horas como deve ser.
Não sei se este truque manhoso não terá de ser revisto dentro algum tempo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Olha!!!????!!!!
E não é que se calhar tens razão?
Assim, com esse desleixo 'casual' prendem um tipo ao dito canal!
Cá por mim, deixei mesmo de ver os dois canais privados, que se lixem!

josé palmeiro disse...

Essa é uma forma inteligente de ver televisão.
A outra, chama-se botão, que é um apêndice que todas as televisões têm e que serve exactamente para resolver, definitivamente, a situação.

Trilby disse...

Não só mudam as horas como decidem não dar continuidade às séries sem darem explicações, até a 2 faz isso! A Fox também é uma boa alternativa.

Anónimo disse...

Eu «passo-me» por completo com essa falta de respeito. Achava que era falta de respeito, mas se calhar como dizes, é mais maquiavélico e tem a ver com uma espécie de «vendas agressivas» dos programas!!!
Vê o Fox como aconselha a Trilby. Também aparecem lá essas séries.

cereja disse...

Vocês têm razão, eu quando falei no AXN foi 'uma maneira de falar'...
Aliás a SIC é aquilo que sabemos, mas os seus filhotes (Sic-mulher, Sic-radical, Sic-notícias, etc ) são bem melhores e mais certinhos.
E sabe tão bem ver a RTP Memória...