quarta-feira, maio 23, 2007

O Multibanco

Estava mesmo à espera.
Era bom e fácil de mais para que não viesse por aí algo que estragasse a festa!
Já se sabe que os multibancos estão espalhados por Portugal todo, e é até um dos factores que nos fez subir na tabela de país civilizado, porque temos mais caixas de Multibanco do que muitos dos países desenvolvidos na Europa.
É fácil e ERA barato. Muita gente habituou-se a utilizar o Multibanco para quase tudo, acções que iam muito além do «levantar dinheiro». Fazem-se quase todos os pagamentos importantes, deposita-se dinheiro, faz-se transferências, pedem-se cheques, enfim tem-se libertado os balcões dos bancos deixando os bancários trabalhar noutras coisas o que é um benefício para os bancos.
Mas era isso era pouco.
Agora está a pensar-se em que o Multibanco deixe de ser gratuito
Era bom demais, não era? Dizem que na Europa se paga 1,3 euros por cada levantamento numa caixa automática... E por outro lado os cheques não são nada baratos.
Quer-me parecer que vamos voltar a guardar o dinheiro debaixo do colchão…

7 comentários:

Anónimo disse...

Agora vai haver a desculpa de que são «ordens» lá de fóra!!!
Eu não entendo se essa taxa é para tudo ou apenas para o levantamento de dinheiro?...
Devem querer que se levante logo quase tudo e se volte a ter o dinheiro em casa, só pode ser...
Será que tem o patrocínio da Guilda dos Ladrões? Ups! Estava a falar de Bancos e fugiu-me o teclado.

Anónimo disse...

Já tinha escrito o comentário, reli agora e a minha piadinha final não está clara, mas não me apetece apagar tudo. É que juntei duas piadinhas. Quando perguntei se tinha «o patrocínio da Guilda dos Ladrões?» estava a falar de ladrões dos vulgares, os que entram na nossa casa de pistola em punho e nos roubam o faqueiro de família e os tostões que haja no baú. Até parece que esta medida deseja ajudar esses tipos, se afunal orienta a gente a ter mais dinheiro connosco para não o levantar todo.
Depois fiz um link mental e associei «ladrão - banco» e por isso disse que me fugiu o teclado... Mas são ladroagens de valor bem diferente, infelizmente para os ladrões de pistola em punho.

josé palmeiro disse...

Bom dia Joaninha, andamos os dois a navegar ao mesmo tempo, o que é bom sinal.
Quanto as bancos, os únicos que não têm lucro, são os do jardim, mesmo esses, depende de quem neles se sentem, mas agora os outro, aqueles em que obrigatóriamente temos que ter o nosso dinheiro, esses coitados, só pensam em nós, por isso vai mais uma taxa, até porque a ordem, como diz a Joaninha, é lá de fora, da Europa, do Mundo, dizem!!!

Anónimo disse...

A única possível alternativa é, como dizes, ter o dinheiro em casa. Porque ir levantar com cheque ainda é pior que os cheques são caros! E perde-se tempo, e os balcões não estão sempre abertos.
Era uma das coisas boas que se tinha, a abundância das caixas multibanco e as operações que se podiam lá fazer. Será que se vai dar cabo disso?...

cereja disse...

Eu cheques deixei de passar a não ser quando é mesmo indispensável, porque acho que aqueles papelinhos são de um preço idiota!
Se agora para se levantar dinheiro também temos de pagar, realmente o melhor é nem chegar a depositar!!!!!

saltapocinhas disse...

guardar debaixo do colchão só se houver dinheiro!
O que "eles" precisavam era que as pessoas começassem novamente a entupir os bancos e levantassem logo o dinheiro todo de uma vez!
è o que eu pretendo fazer se tiver de pagar o multibanco!

cereja disse...

Pois, lá isso, para o guardar debaixo do colchão é preciso haver algo para guardar... Mas a verdade é que a gente «guarda-o» no Banco, e ele vai-o usando para os seus negócios enquanto não precisamos dele, não é? e agora paga-se para o levantar????
Também me parece que se essa triste ideia for para a frente, é ficarmos com o ordenado em casa e ir-se pagando com dinheiro; acabava o desgraçado do cartão e pronto!