domingo, maio 27, 2007

Feira do Livro de Lisboa

Conforme tinha programado, guardei a tarde deste sábado para ir à Feira do Livro.
Ia um pouco ‘desconfiada’, por ter ouvido ou lido que este ano ela estaria mais fraca, com menos bancas e menos visitantes.
Mentira!
Quanto às Bancas não sei, até pode ser que nalguns anos fossem ainda mais, mas aquelas já chegam à vontade para não se conseguir ver tudo numa tarde, o que não é nada mau. A verdade é que se estende por 4 filas ao longo dos dois lados do relvado do parque, é muita bancada!!!
E, se houve pouca gente no início possivelmente foi por ser ainda de semana e o tempo ter estado de chuva. Ontem, sábado, estava uma tarde linda, e o parque central de Lisboa era todo ele animação. Muitas, muitíssimas crianças, algumas ainda de cadeirinha, porque imagino que os pais aproveitaram aquele passeio entre bancadas de livros ao ar livre para que elas também apanhassem ar. E outras que se punham em bicos de pés para espreitar o que viam nas bancas de livros infantis. Esse o primeiro ponto positivo, o de levar a criança ao livro, que aparecia ali como um objecto interessante.
Um ponto que me pareceu diferente de outros anos, que me lembre, foi a existências de vários stands que serviam café, ou bebidas, ou farturas para tornar aquilo «mais feira». Dava muita animação, apesar de eu pensar que deviam pôr uns cartazes a prevenir que depois de comer deveriam limpar muito bem as mãos, que isso das ‘farturas’ é coisinha gordurosa que sabe bem mas suja o papel de que os livros são feitos…
Muita gente, mesmo muita, e grandes bichas de pessoas de livro na mão à espera de autógrafo do escritor. Também isso me pareceu um ponto bem positivo. Mas o meu olho ia sempre para os «livros do dia» onde os descontos são de valer a pena. Mas ontem nenhum desses me interessou, de modo que acabei por trazer apenas um, ‘profissional’, e alguns de alfarrabistas a euro e meio como nas «lojas de 300».
Bem, de qualquer modo vou ter de lá voltar. Ao fim de quase 3 horas a pé, estava cansadíssima e o fim da tarde tornou-se muito frio para a tee-shirt que levada, pelo que a segunda parte da visita ficará para depois.
(o engraçado é que vi por lá muita coisa que tenho para aqui nas minhas estantes, pelo que se calhar nos tempos mais próximos vou pôr-me é a reler e gozar a ‘prata da casa’)

5 comentários:

Anónimo disse...

Olha Emiele também lá estive ontem. Fui eu que te dei um encontrãozinho, lembras-te:? : ))
É tal como dizes. Eu também fui com a família e notava-se que havia ali famílias inteiras, por isso tantas crianças. Havia um ambiente de festa, muito bom.
Essa das farturas também me parece novidade, e o inconveniente é esse que dizes, mas por outro lado atrai passoas…

cereja disse...

Ah, eras tu...?
(para quem não foi lá, os encontrões eram inevitáveis porque era realmente muita gente!!!)
Também achei engraçado o que chamas «ambiente de festa», porque era isso que se sentia. E gostei muito de ver as bichas tão grandes de gente a desejar um livro autografado; só estamos habituados a ver disso a comprar bilhetes para um concerto de uma banda da moda ou futebol.

josé palmeiro disse...

Folgo em saber que é como contam. Nada melhor que o contacto precoce com o livro, para não ter receio dele e especialmente, do seu conteúdo.
Gostei das farturas e foi bom essa lembrança do guardanapo pois é um sinal muito desagradável, nos livros, a mancha de gordura, mas isso afina-se.
Quanto ao plano editorialé como contas, muitas reedições, pelo que uma releitura, no que temos, dá muito geito.

Anónimo disse...

Quando li lá em baixo que tinhas sido «agraciada» com a Ordem de Blog com Tomates, comecei a escrever um comentário, mas ficou muito grande, com gralhas, uma trapalhice e chateei-me. Amuei e não publiquei nada. Mas este post vem muito a propósito para voltar a dizer algumas coisas:
Em tempos comentava aqui todos os dias e agora nem tanto. Podes imaginar que deixei de passar por cá, mas olha que não. O tempo é que minguou estupidamente e se dá para ler o que escreves já não dá para dizer nada.
E queria dizer porque gosto deste blog: é exactamente pela sua abertura. Estive agora uns dois dias sem o abrir mas tenho aqui posts para todos os gostos, desde uma apreciação do que se passa no nosso dia-a-dia político (politico de ‘polis’ não quero dizer partidário) à piada dos «jovens da fórmula1», à outra piada que te deve ter dado trabalho da ‘montagem’ das fotos de casa com várias perspectivas, ali acima brincas com o futebol mas mais atrás tinhas falado do mesmo numa visão histórico-política, e este post tão humano de uma descrição simples de um passeio à Feira do Livro.
Se essa coisa da tal ‘medalha’ dos Tomates é como lá diz
«considerar um Blog com Tomates aquele que luta pelos direitos fundamentais do ser humano», Emiele, mereces isso e muito mais.
Este é o MEU blog de estimação!

cereja disse...

Obrigada, Gui. És um amor e fico toda derretida com esta opinião. reparei que vinhas cá menos e pensei apenas que tinhas menos tempo...
(estou a aproveitar o intervalo do jogo, que ainda vai a zeros...)