quarta-feira, maio 30, 2007

Dia de Greve

Tem sido amplamente divulgado, será difícil alegar que não se sabia:
Hoje é Dia de Greve.

Greve Geral.

Os motivos de descontentamento são muitos, vários, graves. Que os motivos existem é um facto inegável, como é que os trabalhadores vão responder só o saberemos no final do dia. Para já a instrução que tinha sido dada aos Serviços Públicos que teria de se fazer um levantamento na hora com a identificação completa de cada grevista - número mecanográfico e o número de contribuinte – foi considerada discriminatória e ilegal
É certo que cada grevista tem o seu dia de trabalho descontado, mas isso sempre assim foi e são faltas que se descontam como qualquer outra quando se fizerem as contas na ocasião do pagamento do salário. O que sempre se fez foi telefonar ou ir a cada local e saber quantos estão a trabalhar e quantos estão em greve. Números, não pessoas com nomes.
No final do dia vamos a contas e saber se o nosso governo vai levar este aviso a sério.

8 comentários:

Anónimo disse...

Os sectores onde a coisa se nota ou pode notar mais são, como sempre os mais visíves: transportes e lixo.
O metro parou. Mas a Carris colocou todos os seus trabalhadores com contrato a prazo a circular. Bom truque.
Quanto ao resto não se «vê».
Esperemos.

Anónimo disse...

Claro que onde se é nos transportes! Mas Escolas, e Serviços de Saúde também se nota.
Claro que se ouvem queixas de quem tem contratos a prazo e não só não pode aderir como tem dificuldades em se deslocar.

cereja disse...

Pelo que vi, e pelas notícias que oiço, é exactamente isso.
Quanto ao resto, vão ler ao Trll porque penso que a Isabel tem muita razão.

Leonidas disse...

Aqui no "norte profundo" a adesão às greves é sempre diminuta mas nos sectores da saúde e da educação nunca passam despercebidas. De notar que a maioria dos serviços já têm pessoal contratado pelo "novo regime" de contratação individual, que lhes atribuí todos os deveres de funcionário público e nem um único direito. Mesmo os funcionários com vínculo na administração pública tremem de medo com o clima que se vive. Muitos serviços, por exemplo, universidades têm distribuido, "só para conhecimento", o nº de indivíduos que estão "a mais" em cada serviço..........! O clima é de facto de medo, ninguém sabe se vai para "os disponíveis", quando,......
Espero uma boa adesão à GREVE GERAL, SEM MEDO

josé palmeiro disse...

Toda a situação laboral criada pelos sucessivos governos, que nos têm dirigido, levaram-nos a um beco em que todos saem a ganhar, quando se fala de resultados de greves. É a batota instituída, assim não vale!

cereja disse...

Leónidas, infelizmente isso não é apenas no «norte profundo». Antes fosse... É uma chaga que está a alastrar a todo o lado, o medo de perder o emprego que se tem, perante o panorama de desemprego que conhecemos.
A ameaça não é clara, como é natural, mas essa sugestão de que se «está a mais» chega para fazer tremer quem receia pelo seu emprego.

Anónimo disse...

O Leónidas tem toda a razão.
Já se vive em medo, quase como dantes.

cereja disse...

Zé Palmeiro, tu conheces bem a nossa realidade, amigo. Tensrazão, isto tem andado num plano inclinado que em se tem a certeza de onde vai parar.
E era bem importante que o dia de hoje fosse um sucesso!