terça-feira, maio 29, 2007

Desta vez parece-me exagero

Será possível? Como digo muitas vezes, os números dão jeito quando vão ao encontro do que pensamos ou sabemos, mas desconfiamos deles quando dizem o contrário. Ora desta vez parecem-me estranhos: 99% das crianças tomam pequeno-almoço errado !!! Pretendem dizer-nos que em cada 100 meninos só um come como deve ser?...
É verdade que conheço pessoalmente muitos casos completamente aberrantes, de crianças pequeninas que antes de as deixar na ama os pais passavam por um café e eles tomavam como pequeno-almoço um refrigerante com gás e um croquete. Isso acontece, mas … Dizer-se que 99% comem errado!...
Ainda por cima, porque estes casos das crianças que comem o pequeno almoço no café, neste tal estudo, são em grande minoria - 93% toma-o em casa. Ora como é que «em casa» há assim tantos erros? Parece que a culpa é do açúcar. A maioria dos alimentos, sobretudo aqueles que são pensados para as crianças consumirem já trazem açúcar, pelo que acrescentar-lhe ainda mais é um erro alimentar. E é claro que depois a criança habitua-se e já exige aquele que é mais doce, mesmo que isso lhe aumente a obesidade.
Mas neste estudo, as cantinas escolares também parece terem culpas no cartório: as suas ofertas deixam a desejar nesse campo, e o problema parece estar mesmo no preço da oferta dos produtos.
Bom, contudo, se este estudo se chamou «Bom Dia Planta», sem eu querer dizer nada sobre uma conhecida marca de margarina, talvez ele ( o estudo ) não seja tão inocente como isso. Sobretudo se conclui que o mais correcto é «comer pão com creme de barrar vegetal, fiambre ou queijo, leite, fruta, iogurtes». Ah sim? Creme de barrar vegetal?...

Huummm...

7 comentários:

Anónimo disse...

Ah, com esse nome não dá dúvidas, parece-me. Mas lá que a percentagem deve ser alta, deve.

Anónimo disse...

Ando a ser destronada! Eu a achar que vinha levantar as portas onduladas aqui do estaminéno que diz respeito a comentários, e zás, primeiro o Palmeiro (que desde que mudou de fuso horário está mais comedido...) e agora encontro o FJ e até a Trilby que já vi que comentou ali abaixo.
Lá se me vai a medalha...

Falando a sério (mais ou menos..) Olha, pode haver um pequeno exagero, mas o essencial deve estar certo. Também acredito que as nossas crianças se empanturram de acúcar. E fritos.E fritos com sal. Enfim, só asneiras...
O caso dos iogurtes é muito claro - quase todos vêm açucarados, mas o certo é que os pais lhes acrescentam mais açucar ainda! e as papas que vêm com leite, mas os pais para ficarem «mais fortes» lhes juntam mais leite ainda? E depois os caprichos dos meninos que exigem gomas, e rebuçados, e chupas para além dos inevitáveis bolos?
Mas é claro que se o estudo??? se chama «BOM DIA PLANTA» não será preciso dizer mais nada dobre a isenção!...

josé palmeiro disse...

"BOM DIA FRESCURA", disfarçava um pouco e dava mais credibilidade ao estudo.
Que a alimentação das nossas crianças é um caos, ninguém duvida, mas que seja assim uma percentagem tão elevada, não me parece sério. Depois, é como dizes, se em casa, pelas razões que todos conhecemos as coisas não são como devem ser, a escola e as suas cantinas, deveriam ter um papel determinante nessa regulação, mas o que acontece, na generalidade é que promovem a desregulação, aumentando a oferta de alimentos inadquados. Mas como os meninos já aprendem inglês e outras competências, desde tenra idade, talvez cheguem a tempo deobterem uma formatura em nutricionismo, na Independente, com a Planta como sponsor.

Anónimo disse...

Isso dos bares das Escolas é o que se sabe. Porque mesmo quando a Cantina fornece uma alimentação relactivamente equilibrada (vamos aceitar que isso se passa) eu sei perfeitamente que muitas das crianças que levam dinheiro de bolso para o almoço, viram as costas ao refeitório e vão ao bar comer um cachorro, um pacote de batatas e um gelado!
E se não for no Bar da Escola, há para aí umas roulotes que estacionam à saída das mesmas onde eles se abastecem dessas drogas todas!

Anónimo disse...

Ainda aqui volto para lembrar o papel tão importante dos professores. Vão ver o que diz a Saltapocinhas no seu blog!
Como diz o Palmeiro a brincar, mas podemos levar para o sério, a verdade é que comer bem também se aprende! Eles aprendem a reciclar, não é? E até ensinam os pais! Era tornar moda, essa coisa da alimentação saudável.
E, evidentemente, os pais darem o exemplo!!!!

Anónimo disse...

Tem piada que este estudo (ou coisa parecida) também falado no noticiário da Antena 1. De dia não oiço TV é claro! E lá referiam uma Escola, no norte onde tudo corria sobre rodas. Até tinha ido lá uma nutricionista «dar aulas» aos putos. Giro.Nesse caso eles sabiam bem como devia ser o pequeno almoço!

cereja disse...

É verdade, Joaninha, também ouvi essa reportagem.
ou seja, nem tudo corre mal. Ou seria que falaram naquilo como uma excepção à regra?...