sexta-feira, maio 11, 2007

Cuspir para o chão

É um hábito nojento que ainda não desapareceu da nossa terra. Começa a ver-se menos, mas sobretudo quando estamos entre pessoas mais velhas ou com menos educação, de vez em quando ouve-se um som gutural que todos conhecemos, arrancado lá do fundo da garganta, e zás aparece uma escarradela no chão. Digo que se vê cada vez menos porque já muita gente tem a noção que é uma falta de higiene e nem sente necessidade disso, mas aí há um século até existiam umas peças chamadas escarradores para recolher esse produto. Na altura era normal, e as pessoas mais educadas faziam-no para ali....
Mas isto é aqui na Europa. Quem passou pela China sabe bem que aí esse hábito floresce com a maior naturalidade. Nem só nas ruas, mesmo em lugares públicos é vulgar ver-se cuspir (e até assoarem-se) para o chão.
Ora com a aproximação das Olimpíadas de 2008 o governo chinês começa a preocupar-se. Que imagem se vai dar ao mundo? E então começaram a
espalhar cartazes pedindo aos cidadãos para não cuspirem ou atirarem beatas para o chão. Há até equipas para se certificar que as pessoas cumprem esse pedido e se forem apanhados, vão ser obrigados pela polícia a limpar a calçada.
E se cá fizessem uma coisa parecida com as cuspinhadelas e já agora com o cocó dos cães? Nada de multas, o castigo era limpar a rua!

7 comentários:

Anónimo disse...

Tenho falado com pessoas que viajaram por esses lados e dizem o mesmo. Mas como aqui dizes, há cem anos por cá também era assim. Será só atraso?

josé palmeiro disse...

É um facto , o que afirmas e é natural que os chineses, sintam essa necessidade. A facilidade com que certos povos o fazem, neste mundo globalizado, em que as vulnerabilidades, em todo o sentido, são um facto, só com medidas assim, se corrigem, sem multas, mas com a obrigação de deixar como estava, limpo.

Anónimo disse...

E tambem fizeram uma reabilitação das casas de banho, e cursos (!)sobre bichas para transportes públicos. Em www.chinadaily.cn tem vindo toda esta cruzada.

Anónimo disse...

Olha que cá ainda se vê muito, mas muito. Ainda agora, antes de chegar aqui vinha á minha frente uma mulher, talvez cigana pelas saias, que atirou cá uma escarradela que até fez barulho quando caíu no chão|! Achei mesmo piada ao ler isto agora porque parecia de propósito.

Também fiz uma visita a Macau há muitos anos, não sei se agora estará melhor, mas nessa altura esse aspecto era impressionante. Cuspiam em todo o lado, elevadores, entradas dos prédios, tanto fazia.

cereja disse...

É mesmo, King, também penso que conheço mais ou menos bem essa gente e para além do arroto que dizem que é cultural (enfim...) isso de cuspir em qualquer sítio é cá de uma falta de higiene que aflige.
Para além da questão, que sempre me fez confusão, qual a necessidade de se cuspir...?

cereja disse...

Ah, FJ, obrigada pelo link para o jornal. Isso tem tanto que ver que até custa encontrar essas 'actualizações. Mas fazer bicha para qualquer coisa também me lembro que não entrava nos seus costumes - era quem mais empurrava que entrava primeiro!!!

Anónimo disse...

Hello! Do yоu know if they makе any plugins to aѕsіst wіth Sеarch Enginе
Optimizаtion? I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm
not ѕeeіng ѵeгу good reѕults.
Ιf you know of any pleasе shаrе.
Apρгecіate it!

Look at my sіtе ... http://www.xfire.com/blog/doriekopp/4566931