quinta-feira, abril 26, 2007

Ontem foi dia de Festa

Pelo menos eu fiz o possível aqui no Pópulo para dizer da minha alegria por ter vivido esse dia em que tudo parecia possível.
Contudo o tempo tem passado e temos imenso para fazer. Dizia ontem o
Farpas que «Abril constrói-se» e é essa a mensagem que devemos ter à nossa frente. Há 33 anos deu-se um grande passo, mas se não continuarmos a andar vamos perdendo terreno a olhos vistos porque a História não perdoa. E tem-se perdido muito tempo, muita energia, tem-se cometido muitos erros. Temos aceite e até pactuado com situações que não podem ser permitidas. Somos hoje um dos países europeus onde existem maiores desigualdades – ricos mais ricos e pobres mais pobres. Como é que isto é possível?
Não devemos desanimar, mas não se pode perder mais tempo.
Há que arregaçar as mangas e trabalhar a sério. Não aceitar desculpas esfarrapadas para o não cumprimento de promessas que foram feitas em período eleitoral e eliminar o vírus da corrupção que tem alastrado do modo mais descarado, contaminando muita coisa e lançando o descrédito sobre muitas instituições.
Abril, esse sonho, merece que o respeitemos, que haja firmeza e determinação para o cumprir.

11 comentários:

josé palmeiro disse...

Volto a ser o primeiro, apesar de aí, ser uma hora a mais. Há, no entanto uma explicação, ontem há noite, ao chegar a casa, entalei um dedo, o que me fez passar a noite em claro, dado a constância da dôr. O dia de ontem foi lindo, a Lagoa do Fogo, estava um espanto, foia homenagem do tempo ao 25 de Abril. Quanto ao escrito que aqui deixas, confere exactamente com o que eu penso e tento praticar. Só assim seremos fiéis ao espírito deAbril e a nós próprios.

josé palmeiro disse...

Esqueci-me de referir a Mafalda, chegou mesmo a tempo. Ela é mesmo necessária!

Anónimo disse...

a irreverente Mafaldinha, também SEMPRE!
deliciosa. obrigada pela lembrança.
bjs. M&M

Anónimo disse...

É. Esperar sentado cansa menos!!!
:)))
Afinal é o que se faz.
E com muita paciência...

Anónimo disse...

É isso.
Um país à espera.
Talvez seja melhor não se sentar segundo a irónica sugestão da nossa Mafaldinha, e sim arrombar a porta e entrar!!!

Anónimo disse...

Muito bem, Emiéle.
Assino por baixo.

ilha_man disse...

Eu também assino por baixo fazendo realçar que este estado de coisas passa muito pelo umbiguismo latente hoje em dia.

Anónimo disse...

A verdade é que «o estado a que isto chegou» é responsabilidade de todos nós. Quem actua de modo errado, e os que encolhem os ombros e os deixam fazer.
Alás o umbiguismo de que fala o ilha_man e é realmente o esperar que «os outros façam» e inevitavelmente em nosso favor.
Para usar uma metáfora, como tu gostas de metáforas, o nosso comportamento cívico é como nos comporrtamos a conduzir: «os outros» conduzem sempre mal, mas nós andamos na estrada como se ela tivesse sido construida só para nós!!!

Farpas disse...

Pois ontem foi dia de festa(s) ;p

Para mim é como disse, Abril constrói-se, ninguém pode estar contente com o actual estado do País, muitas coisas boas têm acontecido, outras menos boas também, mas o que é preciso não é acabar com Abril como tenho lido em alguns lugares, o que é preciso é voltar a abrir o Capítulo de Abril! E essa responsabilidade é de todos!

jp(JoanaPestana) disse...

que se deite
cansa menos
;)

saltapocinhas disse...

tens toda a razão, está na nossa mão.
Mas dos governantes esperava pelo menos uns incentivos, e não este dita abaixo!