Repouse em paz
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Deu muita discussão, abaixo-assinados, polémicas várias, mas afinal era mesmo apenas uma experiência que não passou disso. A verdade, é que pela sua designação já se adivinhavam as dificuldades: Porque uma Nova Terminologia Linguística, penso ser natural na evolução de uma língua e sua gramática. Mas a pretensão de a aplicar ao Ensino Básico e Secundário é que… valha-nos Deus! Que os eruditos de linguística se debruçassem sobre o assunto, seria natural e interessante. Mas daí a ser utilizado a catraios do ensino básico…!
O complicado é que há quem já tivesse estudado com a nova terminologia (a tal dos quantificadores universais, dos designadores rígidos ou da coerência pragmático-funcional) e agora irá «reciclar-se» aos velhos substantivos, adjectivos, etc…
Mas imagino que não seja difícil.
Aliás porque dizem que «o que foi suspenso foi a experiência, não a TLEBS», o que não entendo bem, tinha imaginado que a experiência seria para a aplicação da TLEBS…? Não?
6 comentários:
A minha primeira opinião mantem-se: está correcto actualizar-se a gramática e modernizarem-se certas formas, mas primeiro estude-se bem entre os linguistas e só depois gradualmente e começando pelos anos se cima (12º, 11º. 10º...) é que se vá transmitindo aos alunos.
A primeira ideia era uma patetice.
Mas eu li qualquer coisa que sempre vai entrar em vigor. Já não vai?
Suspensa até 2011. Continua no secundário.
Vinha responder à Didas, mas a Bell já o fez. Digamos que é agora TLES, caíu o bê até se ver, até daqui a uns 4 anos pelo menos. Como disse a Joaninha, faria algum sentido experimentar-se nos alunos mais velhos, ali na última fatia do ensino, mas esta experiência abrangendo tudo foi um absurdo!
Isto está completamente fora nda minha área de conhecimentos e devia manter a boca fechada. mas os exemplos que tenho apreciado, o que parece é que a gramática fica complicadíssima! Se já se dizia que a grama´tica portuguesa era dif+icil, agora nem quero pensar!!!
ÁMEN!!
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