quinta-feira, abril 19, 2007

O fim recuo da TLEBS

+++++++++++++
Deu muita discussão, abaixo-assinados, polémicas várias, mas afinal era mesmo apenas uma experiência que não passou disso. A verdade, é que pela sua designação já se adivinhavam as dificuldades: Porque uma Nova Terminologia Linguística, penso ser natural na evolução de uma língua e sua gramática. Mas a pretensão de a aplicar ao Ensino Básico e Secundário é que… valha-nos Deus! Que os eruditos de linguística se debruçassem sobre o assunto, seria natural e interessante. Mas daí a ser utilizado a catraios do ensino básico…!
O complicado é que há quem já tivesse estudado com a nova terminologia (a tal dos quantificadores universais, dos designadores rígidos ou da coerência pragmático-funcional) e agora irá «reciclar-se» aos velhos substantivos, adjectivos, etc…
Mas imagino que não seja difícil.
Aliás porque dizem que «o que foi suspenso foi a experiência, não a TLEBS», o que não entendo bem, tinha imaginado que a experiência seria para a aplicação da TLEBS…? Não?

6 comentários:

Anónimo disse...

A minha primeira opinião mantem-se: está correcto actualizar-se a gramática e modernizarem-se certas formas, mas primeiro estude-se bem entre os linguistas e só depois gradualmente e começando pelos anos se cima (12º, 11º. 10º...) é que se vá transmitindo aos alunos.
A primeira ideia era uma patetice.

Didas disse...

Mas eu li qualquer coisa que sempre vai entrar em vigor. Já não vai?

Alda Serras disse...

Suspensa até 2011. Continua no secundário.

cereja disse...

Vinha responder à Didas, mas a Bell já o fez. Digamos que é agora TLES, caíu o bê até se ver, até daqui a uns 4 anos pelo menos. Como disse a Joaninha, faria algum sentido experimentar-se nos alunos mais velhos, ali na última fatia do ensino, mas esta experiência abrangendo tudo foi um absurdo!

Anónimo disse...

Isto está completamente fora nda minha área de conhecimentos e devia manter a boca fechada. mas os exemplos que tenho apreciado, o que parece é que a gramática fica complicadíssima! Se já se dizia que a grama´tica portuguesa era dif+icil, agora nem quero pensar!!!

saltapocinhas disse...

ÁMEN!!