domingo, abril 01, 2007

O «24 de Abril» revisitado


Há um ano, no ‘antigo Pópulo’, deixei todos os dias deste mês um pequeno post sobre um aspecto onde se notava a diferença do «antes» e o «depois». Quem lá for pode encontrar esses posts na categoria Abril.
É certo, e eu tenho bem a noção disso, que nalguns aspectos não podemos considerar como única causa das diferenças a existência do 25 de Abril e há que levar em consideração que se passaram várias dezenas de anos o mundo era diferente e os costumes também.
Contudo, para além dessas diferenças que o tempo explica, é um facto que a vida em Portugal tinha um travão muito forte, e 'os costumes' eram mais severos e rigorosos do que o eram no resto da Europa.
Mas, para além disso, existiam muitos, fortes e variados factos que impediam uma vida livre e plena a todos os cidadãos. Nunca o poderemos esquecer.
Vou, a partir de hoje, voltar a publicar os posts que deixei escritos o ano passado acrescentando a cada um deles um comentário pessoal de vários amigos a quem pedi essa colaboração.

5 comentários:

Anónimo disse...

Minha amiga, acho excelente a ideia. O ano passado li todos esses posts e considerei uma ideia magnífica. E a verdade é que não acredito que haja quem se queixe se repetires a dose. Venham eles!!!

Anónimo disse...

Eu também!
Quando a Isabel no troll repetiu os posts dos textos que escreveu na maternidade, apesar de «revisitados» como dizes, gostámos imenso de voltar a ler. E aqui também. Se voltares a deixar por cá aqueles «apanhados» da vida quotidiana de antes-da-queda-da-cadeira só ficaremos mais ricos, não tenhas escrúpulos.

Anónimo disse...

Um PS: Se vais ter comentários cá por mim posso fazer também. Eu «sou desse tempo»!

Anónimo disse...

Venham eles!

Anónimo disse...

Cá por mim não tenho mesmo nada contra que se 'reviva' o que escreveste o ano passado. Ainda por cima para entrar agora no Pópulo-weblog e procurar qualquer coisa leva um tempo do caraças!!! é bem melhor ficar aqui à mão.