sexta-feira, abril 20, 2007

A França e os indecisos

A situação do que se está a passar em França no relativo às eleições presidências é incompreensível, Foi de início incompreensível para mim, que uma figura odiada como Sarkozy se candidatasse, continuei admirada que recolhesse tantos apoios, a minha admiração aumenta ao saber que Sarky e Ségolène neste momento estão em «empate técnico»
É possível?
É.
E, quando sabemos que
um terço dos eleitores ainda está indeciso, não se fica muito esclarecido. Indecisos entre quê e quê?!
Ninguém pode ignorar como pensa como Sarkozy, o homem que imagina a criação de um Ministério da Imigração e da Identidade Nacional, que considera que há razões genéticas para a pedofilia e para o suicídio. E o interessante é que este senhor, tão «nacionalista», é ele próprio como aliás o apelido indica, filho de pai não-francês. OK, mas o que se passa com ele é uma coisa, com os outros imigrantes é completamente diferente, deve considerar.
Ainda bem, para «os outros imigrantes».
Enfim, vamos esperar aquilo que o tal terço de indecisos vai «decidir»…


8 comentários:

Farpas disse...

Eu quero continuar a acreditar que grande parte dos votos neste tipo de pessoas se deve a falta de informação, pessoas que se deixam levar por cantigas bonitas sem se preocuparem muito em ter atenção à letra... eu quero acreditar nisso, porque não quero acreditar que haja tanta gente com ideais políticos compatíveis com esses!

cereja disse...

:)
O que andas a fazer aqui a esta hora????
O mundo anda de pernas para o ar!!

Falando a sério, eu não quero acreditar que isto corresponda ao sentir dos franceses, os mesmos que lutaram tantas vezes pela liberdade e democracia. Não pode ser.

Farpas disse...

Eheheh eu todos os dias quando acordo venho à net ler os jornais e o Pópulo antes de ir para o trabalho, só que (como sou um bocado dorminhoco!!) quase nunca tenho tempo de comentar logo! :P

Anónimo disse...

Estou esperando que sarkosy e segolene irão a 2ªvolta. Depois sarko terá, muito provavelmente le pen consigo,sego talvez se alie igualme


nte com o "outro"...e então veremos, não consigo fazer previsões, mas seria "muito horrivel" ter sarko a presidente.

Jaime disse...

Não são os mesmos. A França é um país dividido. Há uma França visceralmente livre, e uma França profundamente chauvinista. Nas sondagens da segunda volta, vê-se que uma parte do eleitorado Sarkozy vota Le Pen contra Ségolene, num dos cenários hipotéticos.

Anónimo disse...

Tudo o que dizes tem razão de ser. Gostei também do comentário do Jaime, está na linha do que eu penso, sobre este caso. Aguardemos, na certeza de que irá haver reflexos, por cá.

Anónimo disse...

Pois. É o Farpas a vir cedo e eu a vir tarde!!!
Acontece tal como diz o Farpas: dou uma vista de olhos mas se não tenho tempo guardo aquilo que queria dizer. Só que me esforço por «arranjar tempo»! Quando volto à noite já aquilo que eu tinha pensado alguèm disse.
Estou a pensar como o FJ. Desta vez vão passar a Segolene e o Sharky. Depois logo se verá.

Anónimo disse...

Sego vai ganhar e com boa margem.
A forma parcial e sacana como tem sido veiculadas as pesquisas, induzindo as pessoas a erro por "pinçar" apenas essa ou aquela variavel que interessa, vai levar a uma trombada enorme com o resultado das urnas.
Pode esperar...