terça-feira, abril 10, 2007

24 de Abril: Greves



Comentário
Para além dessa «greve académica» que foi mais importante do que hoje pode parecer, recordo-me de uma greve levada a cabo por trabalhadores, ainda a «24 de Abril»: a greve da Carris. Quando hoje se fazem greves de transportes quase por tudo e por nada, para negociar pormenores salariais que os utentes muitas vezes nem entendem, vem-me sempre à memória a expressão dos trabalhadores da Carris quando aqui em Lisboa fizeram a sua greve. Os carros circularam nos seus horários, simplesmente não vendiam bilhetes. Atenção, nessa época não existiam passes sociais (que vieram só depois de Abril) nem bilhetes pré-comprados. Quem viajava precisava de comprar um bilhete dentro do transporte, mas nesse dia eles não os venderam. Eu precisei de utilizar vários transportes e a expressão dos trabalhadores era carregadíssima, sentia-se que era um gesto muito arriscado e essa emoção nós também a sentíamos. Nesse dia, à saída disse sempre baixinho: «Boa Sorte!» sem olhar muito para eles. É claro que não acabou bem, e foi preciso muita coragem.
Joaninha

4 comentários:

josé palmeiro disse...

Essa greve, de que fala a Joaninha, é o exemplo daquiloq ue eu considero uma greve, greve com ocupação do posto de trabalho e obrigando a entidade patronal às despesas inerentes ao seu funcionamento, sem contudo gerar qualquer lucro.
Viajei nesses autocarros!

Anónimo disse...

Olha eu!
Que graça em ver-me ali em cima! Ena, ena!
(pois é Zé palmeiro, também te lembras...? Foi comevedor. Sentia-se aqui um nó na garganta ao ver aquelas expressões sombrias mas determinadas)

Anónimo disse...

Muito bom. Os posts são tão interessantes como o ano passado, apesar de repetidos e este aspecto de os «comentares» dá-lhe uma certa graça. Parabéns Joaninha. Tu não ias começar um blog??? Garganta...
:)))

cereja disse...

Pois eu também apreciei o comentário da Joaninha quando mo enviou. Enriqueceu aqui o post.
Olha Jing, isso de começar um blog, cá para mim tens razão, foi só parole, parole, parole...
:)))