domingo, março 25, 2007

Uma regra simples


Vem aí o Sol.
Pelo menos espero bem que sim!!!
Somos de um país cheio de luz e sol, que nos habituámos a gozar alegremente e sem pensar na sorte que temos (a não ser quando temos de imigrar para outro com um clima menos agradável…)
Mas este sol tão bonito, que antigamente se ‘usava’ com moderação - as pessoas cobriam-se, evitava-se estadias ao sol, usava-se chapéus e sombrinhas, os lugares nas praças de touros ou estádios são mais caros os que são à sombra, etc. – actualmente sob a influência que vamos sofrendo das modas dos países mais frios mudaram. Como o bronzeado é bonito, exagera-se nesse ponto, e apanhamos Sol durante horas em enormes escaldões como se vivêssemos no norte da Europa.
Agora começamos a fazer marcha atrás, mas nem todos. Aliás é difícil acertar as tais horas em que o sol em vez de fazer bem, faz mal.
E aqui vem uma regra bem simples: olhe-se para a nossa sombra!
Quando a sombra estiver maior que nós é uma hora adequada, caso contrário devemos ter cuidado
Há coisa mais fácil??!!

6 comentários:

josé palmeiro disse...

Bom conselho! Sigamo-lo.

cereja disse...

E fácil, não é?
E olha que eu adoro o Sol, mas tudo o que é demais, é demais.E se nos fam em ter cuidado não é para chatear.

Anónimo disse...

A moda é terrível!
A verdade é que a moda de há cem anos que ditava que uma senhora quanto mais branquinha mais bela, deu uma volta de 180 graus. A gente lê romances onde se fala em cútis de leite, e coiss do tipo e rimos. Mas era a moda, por isso as grandes capelines, as sombrinhas de renda, tudo isso (claro que são damas, porque as mulheres trabalhadoras andavam bem tostadinhas...)
Depois veio a valorização da vitamina E e do sol. Muito bem. E para os nossos olhos uma pessoa demasiado pálida parece doente, não é nada bonita. POrtanto começámos a apanhar sol para ficar com mais cor. E cá vem os exageros da moda - se virem um «tia» muito chic, parece um negativo: o cabelo loiríssimo, e a cara castanha. Quando muito é tudo da mesmam cor, mas muitas vezes o cabelo fica mais claro do que a pele, e isso é que é chic.
Só que o buraco do ozono existe, não é uma invenção para meter medo. E os melanomas também existem. E as pessoas são estúpidas comó caraças e acham que «só acontece aos outros».
Cambada de atrasados mentais!!!!!

PS - Fizeste muito bem em deixar este post!

Anónimo disse...

Este sol está uma beleza! Até dá gosto, mas sempre penso como é que pões aqui bonecos a mexer...? Acho tão engraçado...
(é verdade que não entendo nada disto, mas só alguns blogs é que fazem isso)

Anónimo disse...

Não sou das mais branqüinhas, mas no verão (como o sol aqui é escaldante), só saio de casa com protetor solar e vou à praia ou de manhã bem cedo ou no fim da tarde. No inverno, em compensação, adoro ficar ao sol, que é um calor gostoso, e que é um contraste bom ao vento gelado.
Que bom que já é outono (aqui, aqui!).

cereja disse...

Olá Lívia! (deixem-me cumprimentar primeiro quem vem de tão longe...) Esse sol é mesmo de esturricar, mas quanto ao fazer mal, creio que todo ele deve fazer porque os raios apanham a terra toda. É sempre engraçado esta troca de Estações!
Joaninha - comentário grande mas dizes por outras palavras aquilo que eu quis dizer. Obrigada, foste muito clara.
Mary - isto dos bonecos a mexer dá para os blogs, num texto normal terá de ser de outro modo. Obrigada por teres apreciado este meu Sol tão brilhante. :)