sábado, março 24, 2007

Um título de primeira página

Os media são poderosos. Por alguma razão se lhes chama o quarto poder. E esta moda «tabloidística» de chamar à primeira página só dois ou três assuntos encimados por letras garrafais reforça esse aspecto de propagandear o que se deseja. Hoje, esse costume deve ter deixado muitos senhores importantes incomodados quando nos revela, que muitos gestores de empresas municipais ganham acima da lei
Pois é. Ainda há muito pouco tempo se falava que não era correcto a acumulação de funções, que por uma questão de transparência de conduta um autarca não devia ser simultaneamente director de uma empresa municipal. Aqui d’el rei, caiu o Carmo e a Trindade, a associação de municípios veio a correr dizer que muitos deles nem ganhavam nadinha, aquilo era só vontade de praticar o bem, e sendo autarcas poderiam conhecer melhor as necessidades municipais e outras tretas destas.
Pois um coxo apanha-se depressa. E afinal não só ganham como até «o Tribunal de Contas concluiu que em quase 30% das empresas municipais, onde os administradores acumularam essas funções com as de autarcas locais, os seus salários conjuntos ultrapassaram em 75% o vencimento máximo do Presidente da República, incluindo despesas de representação». Nada mau, heim…?!
Mas quem é que quer ser Presidente da República?
Ainda por cima, na melhor das hipóteses, só lá fica 8 anos enquanto há senhores autarcas que andam por aí há 30!


5 comentários:

josé palmeiro disse...

O que é engraçado é que toda a gente sabe disso, e só agora que o Tribunal de Contas, se lembra de dizer o que diz relativamente a 2003/4, é que se lembram? Isto é a falta de vergonha, institucionalizada! Ao menos que ponham ponto final e que os obriguem a repôr o dinheiro.

Anónimo disse...

O truque está nas «despesas adicionais» ou de representação ou lá o que é...
Eu, pensandobem nem me ralava de ganhar metade, se tivesse ajuda para a casa, transporte de graça, telefone e telemóvel de graça, almoços e jantares de 'representação', ... e que mais?...

ilha_man disse...

Primeiro uma correcção, o presidente da república só pode ficar 10 anos consecutivos.
É mais que sabido que os gestores da coisa pública ganham muito bem.O problema, muitas vezes,não é o que eles ganham, mas sim os resultados que apresentam. Deveria haver uma responsabilização associada ao cargo que ocupam: se apresentam resultados positivos devem ser premiados, caso contrário devem ressarcir o erário público.

Anónimo disse...

Pensar em criar empresas (ex)presidenciais...

cereja disse...

Tens razão Ilha_man, estava a pensar nas legislativas, o PR tem direito a mais um ano, 5 mais 5 são 10. Mas o raciocínio mantem-se: os autarcas (e os deputados) não têm limite de tempo até agora...
Por outro lado, aqui o que para mim é escândalo, é sobretudo a acumulação de gestor de empresa com presidente de autarquia. Quem decide se é «bom gestor» ou não? O próprio...???