terça-feira, fevereiro 20, 2007

Pobres

É um estudo (mais um) desta vez da União Europeia.
Há muitos dados que não são surpresa nenhuma. Quem vive nesta terra sabe como se vive mal.
A União Europeia, já tem de momento 27 países, e não é agora aquela «nata» de meia dúzia de países ricos onde Portugal estaria naturalmente afastado, ora na União Europeia actual apenas a Polónia e a Lituânia estão em pior situação do que nós no que respeita a pobreza.
É grave.
Mas o que neste estudo sinto como mais grave é um ponto:
14 por cento dos portugueses com um emprego vivem abaixo do limiar de pobreza . Isto é que é o chocantemente grave! Não estamos já a falar sequer na horrível situação do desemprego, o que o estudo nos informa, é que mesmo dentro da classe dos empregados em cada 100 existem 14 que vivem abaixo do limiar da pobreza.
E continuamos a olhar para o lado? A dizer «é a vida»?

4 comentários:

Anónimo disse...

O deu último link é terrível, Emiéle.
Pobreza, miséria, num país cada vez mais 3º mundo, onde continuamos a ver fortunas imensas a crescer. Tens toda a razão, nem é só o desemprego, esse dado de qe mesmo quem trabalha anda abaixo do limiar da pobreza é terríevl.

cereja disse...

Tens razão Joaninha, eu deixei o link para a Rua da Capela Velha por ser em Lisboa! Não a encontrei no mapa, só vi Rua e Travessa da Capela, sem dizer velha, mas imagino que seja para ali, Bairro da Serafina em Campolide. Pelo que vão descrevendo, há prédios: «No primeiro andar do n.º 65» é porque existe um rés-do-chão e um primeiro andar!
E vive-se assim em 2007 e na capital.

Anónimo disse...

Essa passividade de continuarmos a dizer´´ é a vida´´ talvez acabe e não demore tanto tempo assim.Espero que não se chegue a esse ponto

cereja disse...

Mas foi esse ponto que quis focar, Kati! Enquanto se encolher os ombros pensando «é a vida» (frase sinistra na sua cedência e fatalismo) nunca mais se vai conseguir nada.