segunda-feira, janeiro 22, 2007

Telemóvel - o vício

Ehehehe! Ainda vamos ver por aí «clínicas de desintoxicação de telelé»!
Como muita coisa, o aviso vem da América:
Há um número cada vez maior de pessoas que entram em ansiedade se desligam o telemóvel ou a Internet mesmo que seja por uma hora e meia…
Um aparelho que foi concebido para facilitar a nossa vida (e assim é quando usado apenas como uma máquina a que podemos recorrer) torna-se um vício de que ficamos dependentes! Dizem-nos que "não se trata de quanto tempo passamos a falar ao telemóvel, o que é igualmente um problema, mas da necessidade de estar conectado para saber o que se passa e permanecer disponíveis".
Detestaria saber que me consideram permanentemente disponível!!! Livra!
Bom, a boa notícia é que se está a começar a estudar este vício. A má é que como é diferente do vício do álcool ou do tabaco, as premissas são diferentes, e o estudo vai ser mais demorado…


12 comentários:

Anónimo disse...

LOL

Como é que se tratará um desgraçado quando está a ressacar??!! deixá-lo fazer uma chamadinha? Uma mensagem? :))))

josé palmeiro disse...

Não Joaninha, talvez com um comentário aos escritos da Emiéle!
Far-lhe-ia certamente melhor.
Uma boa semana, para todos os "Pópulos"!

Anónimo disse...

:D
Cá a «nossa Emiéle» tem é o vício da escrita!
LOL

Anónimo disse...

É mais saudavel comentar os escritos do Pópulo como diz o José,mas conheço pessoas que ficam muito angustiadas se se esquecerem do tlm e como todas as dependencias(excepto esta).. são más

Anónimo disse...

É mais saudavel comentar os escritos do Pópulo como diz o José,mas conheço pessoas que ficam muito angustiadas se se esquecerem do tlm e como todas as dependencias(excepto esta).. são más

Alda Serras disse...

Eu não corro o risco de ficar dependente. Estou a criar uma aversão cada vez mais acentuada aos telemóveis. Isso de termos de estar permanentemente em contacto e disponíveis para o mundo, não é para mim. Prezo muito os meus momentos de descanso e de privacidade. Mas tenho uma amiga que a meio de uma conversa vai verificar se o telemóvel tocou e chega mesmo a "igonar" a pessoa à sua frente e enviar sms.

Anónimo disse...

Olha Bell, eu fico furiosa com isso. Acho mesmo falta de respeito para com a pessoa com quem se está! Uma coisa é atender-se uma chamada, pedindo licença e dizendo logo a quem fala, que estamos acompanhados para evitar chamadas grendes. Mas tudo isto feito sem precipitações... Agora mandar «recadinhos» enquanto estamos junto deoutras pessoas acho falta de educação!!!

Alda Serras disse...

Ó Gui, e o que dirias tu a um Encarregado de Educação que durante uma reunião, na frente do Director de Turma, atende o telemóvel sem pedir licença nem se desculpar??!!

Anónimo disse...

Era Encarregado de ....QUÊ??? Julguei que tinhas dito «de Educação» mas deve ter sido gralha!!!!!

Farpas disse...

Pois olhem, eu ando sempre com o telemóvel atrás, se me perguntarem se o uso muito digo-vos já que não! Sou daqueles a quem o dinheiro dura e dura no telemóvel, no entanto uma vez precisaram de mim e eu tinha deixado o telemóvel em casa... ando sempre com ele, se sou dependente talvez, embora não no nível de dependência que se está a pensar, há dias em que nem lhe toco! Mas também não tenho esse tipo de problemas porque, esquecido como eu sou, quando me esqueço do telemóvel só me volto a lembrar dele quando preciso mesmo!

saltapocinhas disse...

Eu sou como o Farpas: o telemóvel lá que anda comigo até anda...normalmente no porta luvas do carro e muitas vezes sem bateria.
Essa doença não é para mim, com toda a certeza!!

cereja disse...

Já que estamos em maré de confidências, devo dizer que sou mais estilo Farpas - ando com ele, e atendo se me chamam, mas uso muito, mesmo muito pouco para falar eu. E quando o deixo em casa, muitas vezes passo o dia todo sem reparar que não o trouxe! Quando reparo é que fico preocupada ainda assim não houvesse um recado urgente. :D

Mas tenho amigas que mesmo em casa falam sempre por telemóvel! Não entendo!