sexta-feira, janeiro 26, 2007

Somos muitos

A aproximação do referendo teve uma boa consequência: passamos a conhecer-nos melhor na blogosfera. De link em link, vamos encontrando muita gente que partilha a mesma estrada, e isso sabe muito bem.
Hoje fui encontra um blog que não conhecia (são tantos…) chamado
Estados Gerais . Um bom blog tanto quanto deu para apreciar, mas que no momento me interessou mais pela sua posição em relação ao referendo. Um post lá deixado Declaração de voto é, para mim, particularmente lúcido. Diz:
«O referendo de 11 de Fevereiro de 2007 será sobre uma alteração no código penal. Trata-se portanto de uma questão exclusivamente legislativa e política.
Não se trata de determinar o início da vida, nem de retirar a governos futuros a prerrogativa de decidir que actos médicos serão pagos pelo SNS
».
Este é um ponto importantíssimo e que repõe as coisas nos seus lugares.
Aliás afirma mais adiante - «A maternidade é um direito mas não um dever» coisa que também parece esquecida.
E ainda:
«A vida não começa com a fecundação: transmite-se. Um espermatozóide e um óvulo separados são ambos células vivas. Um espermatozóide que fecunda um óvulo origina um ou mais seres humanos individuais, que terão a mesma informação genética (é o caso dos gémeos univitelinos). A fecundação dura uma vintena de horas e a nidação (implantação no útero) demora seis a oito dias. Considero importante, pessoalmente, que o crescimento se acelere pela 12ª semana, mas parece-me mais relevante que só pela 24ª semana a taxa de sobrevivência do prematuro (viabilidade) se aproxime dos 50%, e que nesse momento já haja indícios de controlo do próprio corpo pelo feto (e portanto actividade cerebral consequente).
Mas as duas únicas fronteiras biologicamente claras, ao longo das quarenta semanas da gravidez, são mesmo a fecundação e o nascimento: a origem de um indivíduo e a sua separação física da progenitora.
.....
Entre as fronteiras biológicas parece-me razoável intercalar o momento em que há viabilidade e actividade cerebral - porque a partir daí temos um ser capaz de sentir dor e de que a sociedade teoricamente poderia ocupar-se
»
Mas chega de citações! Vão mas é lá ao blog e leiam tudo na fonte, vale a pena!


6 comentários:

Anónimo disse...

OK.
Tá bem eleborado, e gostei do que ele disse.
Coisas fortes mas justas.

( o blog, esteticamente é um pouco «confuso» não é? ele podia arrumar as coisas um pouco melhor)

Anónimo disse...

Ah, já vi como é que chegaste lá.
Foi um comentário no Farpas! Fácil...

Anónimo disse...

Somos muitos som senhora, basta ver a lista que o Arrastão lá têm (e este não o vi lá...) e contudo continua a haver muitos abstencionistas!!!!
Isto é que é uma gente!

cereja disse...

É verdade, amigos. Esse problema da abstenção é de encarrar a sério. Será possível que, de novo, o referendo não seja vinculativo??? Seria o cúmulo.
As mulheres portuguesas não merecem isso.

josé palmeiro disse...

Eu sei que somos muitos, mas é preciso sermos muitos no dia 11 de Fevereiro!
Gostei imenso do conteúdo do blog, valeu.
Aproveito para referir o "estounasesta" e algo que hoje, lá foi parar.

contradicoes disse...

Já lá fui e deixei a minha opinião, porque contra os factos não há argumentos.