segunda-feira, novembro 20, 2006

Porque é que se foge da escola?

Os dados que aqui a Eurostat nos dá não esclarecem bem.

Sabe-se que o abandono escolar em 2006 era 2,3 vezes superior à média da UE a 15 o que não é motivo de satisfação. Mas se o ensino é obrigatório, onde e porquê se começa a fugir da escola? Pelo que se consegue eentender nestes resultados vindos a público parece que a fuga se verifica sobretudo no ensino secundário e nos rapazes.
Faz algum sentido. Se entre os jovens mais afectados estão rapazes entre os 18 e os 24 anos, quer dizer que são para todos os efeitos adultos. São rapazes que não têm de obedecer aos pais e podem ser autónomos. Não sei se a escola consegue integrar um homem de 23 anos juntamente com adolescentes de 16, e até que ponto, ele, se ainda por cima teve dificuldades de aprendizagem se sente bem nos bancos da escola. Possivelmente prefere procurar trabalho, nem que sejam uns biscates.
Seria importante verificar mais atrás o que falhou no ensino básico. Se estão desmotivados nesta idade, não me parece de estranhar, se não existiu um abandono mais precoce foi talvez apenas por a lei não o ter permitido, pois psicologicamente já tinham «abandonado» a escola. Porquê?

4 comentários:

Anónimo disse...

Só que me parece que isso não é apenas no secundário. O abandono é generalizado. E as causas são obviamente sociais - não há abandono em estudantes da classe média, ou média alta.

cereja disse...

Isso é verdade. O abandono em idades mais baixas não se dá em certas classes. Podem não ir à escola, mas às escondidas dos pais, e a bem ou a mal sempre concluem o básico.

saltapocinhas disse...

O abandono acontece porque não é permitido que quem não gosta da escola de lá saia... O que é uma violência enorme, do meu ponto de vista!
Estudar a partir dos 14/15 anos não devia ser obrigatório.
Talvez assim houvesse menos jovens sem rumo por aí (ao contrário do que pode parecer, mas sei do que falo!)

cereja disse...

Eu sei que tens razão, Saltapocinhas. É exactamente isso: há jovens que não estão interessados no que se ensina na escola (falo acima do 9º ano) e preferiam passar a uma vida activa. Insistir com eles acaba por ter o efeito oposto - nem estudam, nem trabalham.