terça-feira, novembro 07, 2006

Manipulação da informação?

Claro que é grave acusar sem provas, e não o irei fazer. Não faço a menor ideia se foi ou não verdade a dita acusação de intervenção de um assessor do Primeiro Ministro tentando actuar sobre um noticiário da RTP.
Até pode ser que, naquele caso em concreto, não se tivesse passado nada do que se afirma. Mas, basta andar de olhos abertos para ver que sempre, mas sempre, a TV pública foi era é a TV oficial. Com raríssimas excepções, a cobertura que se dá aos acontecimentos fá-lo com os holofotes preparados com lâmpadas que fazem brilhar as acções do «poder» e deixam na sombra as que podem incomodar.
Sempre assim foi. Aliás seria ingenuidade pensar de outro modo, todos sabemos a arma poderosíssima que é a Televisão. Não quero dizer que a pressão se faça às claras e descaradamente. Se calhar de vez em quando lá acontece, e daí a bronca. De um modo geral é mais subtil, mais ‘subliminar’, mas a mensagem chega onde se quer! Reparem quando se aproxima tempo de eleições, o «tempo de antena» a mais que quem está no governo tem sempre. E como é fácil, disfarçar ou deixar cair no esquecimento, intervenções de pessoas ‘indesejáveis’. Este de que se fala agora é apenas um caso onde o escândalo foi maior, ou de zanga de comadres.

5 comentários:

Anónimo disse...

Não vai dar em nada o inquérito, tá visto. Provar o quê?
Estamos carecas de saber que assim que muda o governo muda a direcção de informação, e são lá postos as vozes do dono. Qual a dúvida?

Anónimo disse...

Upsss!!!
Assinei mal, e ficou um bocado mal. Isto apaga-se?

cereja disse...

Posso apagar, e tu também. É tirares aquela rolhinha. Mas para isto não me parece que valha a pena.
É claro que se sabe que as televisões fazem o frete aos donos. A RTP é natural que seja o governo, sempre é o patrão, mas as outras fazem aos respectivos patrões. E em tempo de eleições os pequeninos ficam a ver navios no alto de santa catarina.

Farpas disse...

Vamos lá ver no que isto vai dar eu já mandei uma carta ao provedor da RTP aqui à um mês por causa de uma outra situação que me pareceu muito estranha, ainda não recebi resposta, mas... não é nada que me surpreenda!

(Emiéle ele não pode apagar porque não assina como registado, assim o blogger não sabe se é mesmo o autor do comentário que está a apagar ou não. Os que são registados podem apagar os seus próprios comentários e tu como "dona" podes apagar os comentários de toda a gente!)

cereja disse...

Ah é? É que eu uma vez apaguei um comentário que tinha feito já não sei onde. Mas se calhar é por estar registada. Não sabia, pensei que todos podiam.
!Boa! A escrever ao provedor ! Grande Farpas! Dá-lhes!!!