quinta-feira, novembro 23, 2006

Interesses de diversos tipos

Mas não vejo nenhum que seja afinal o «interesse do cidadão lisboeta».
É uma história que mal começou e já parece mal contada.
Isto das Câmaras é onde se vê melhor o ditado «grandes naus, grandes tormentas»: quanto maior é a Câmara maiores interesses económicos andam em jogo com as construções planeadas e os construtores civis. Porque, quando se trata de Lisboa, não são os simples ‘patos bravos’ de uma terrinha pequena. Aqui já se joga com muitos, muitíssimos milhões.
E este executivo lisboeta parece apostado em cada tiro cada melro! Foi aquela história ali na Infante Santo, que bradava aos céus. Agora vem aí uma outra, em Marvila. Um loteamento à revelia do PDM, que se iria situar numa zona onde se prevê que passe o TGV, e que … surpresa! foi aprovado por Carmona Rodrigues.
Nem me parece que esteja em discussão o TGV, se passará ou não por ali. Até pode ser que não venha a haver TGV ou nem passe por ali, o gravíssimo é que
foi aprovado indo contra o PDM de Lisboa Andamos a brincar?
Claro que não. Com tanto dinheiro não se brinca!
A minha leitura do caso é bem simples: não é preciso construir ali mesmo nada, basta ter autorização para o fazer, para o senhor construtor «poder vir a exigir do Estado uma indemnização superior a 60 milhões de euros». Estão a ver a jogada: «Mesmo que venha a ser impedido de construir ninguém lhe tira direitos adquiridos, nem a indemnização».
Assim se fazem as fortunas. À nossa custa, agora é que é altura para a frase que tanto se usa «com o dinheiro de todos nós», porque dá para pensar que, se o Estado oferecer àquele senhor 60 milhões de euros que naturalmente saem dos nossos impostos, alguns dos euros que ali vão são meus…

6 comentários:

méri disse...

e meus!
(o meu pc, que já ameaçava há muito, estragou-se e andei quase duas semanas em ânsias a pensar que tinha perdido tuuuuuuudo, fotos incluídas! felizmente recuperei o principal e que me interessava, mas tenho-te lido)

cereja disse...

Bom Dia Méri!
Tinha reparado que não aparecias mas imaginei ocupaçºoes com netas e coiss dessas. Não julguei que fosse azar informático. O meu ontem também me assustou com um virus que o anti-virus não controlava. Tive para aqui uns suores frios...
Quanto a estas negociatas, não há meio de me habituar!

Anónimo disse...

Estas histórias deixam-me agoniada. Olha que não é preciso ter um tratado em «teorias da conspiração» para aquilo que tu dizes fazer sentido. O chamado negócio da China! Um sujeito sabe que determinado local vai ser expropriado e vai logo a correr comprá-lo para poder ser indemnizado. Se já fez alguma despesa, não faz mal, o lucro vai cobrir isso tudo e muito mais
Que vergonha.

Anónimo disse...

Realmente ada vez simpatiso menos com o justo lucro.Adiro inteiramente ao que disse a joaninha.

Anónimo disse...

Este ano em Lisboa tem sido por demais!!!! Quando se calculava que o santana tinha feito tudo, afinal este sonso não é melhor.
Lucro???? E para quem?

Anónimo disse...

Lisboa mete dó.
Há coisas que ainda se pode pensar que é muito caro,etc, erc. mas há outras que é mesmo desleixo. Por exemplo, é uma cidade sujíssima! Faz vergonha andar pela província e ver por todo o lado terras muito, mas muito mais limpas do que esta que é a Capital.
E a história da porcaria dos cães!!! Se andassem à caça de quem deixa a merda do cão na rua como caçam quem tem o carro mal estacionado já estavam bem mais ricos!!!! Era arranjarem uns tipos à paisana, ou também com uns cães à trela e iam logover quem é que apanha ou não essa porcaria toda por onde andamos a patinhar.