terça-feira, novembro 21, 2006

Gosto de encontrar uma notícia boa de manhã

E esta até parece não ser má: tem aumentado as visitas aos museus !
É interessante. De lembrar a importância do Dia Internacional dos Museus e da "Noite dos Museus". Creio que iniciativas que consistam em dias de «porta aberta» são excelentes, porque há muito quem aproveite o ser de graça, para espreitar, e depois se gostou até volta e leva a família.
Porque não tenho dúvida que o preço é uma condicionante e séria. Claro que me podem responder que quando se gosta muito de uma coisa isso não é obstáculo. E estou já à espera de ouvir citar o preço de uma entrada para um jogo de futebol!
Mas o certo é que o prazer que se tem num estádio não tem nada a ver com o que se pode sentir a olhar para uma peça de arte; por outro lado há toda uma máquina montada, com transmissões televisivas e por rádio que «provocam» o interesse pela bola. E quanto ao que se vê num museu? Que propaganda se faz…?
Enfim, a boa notícia era o aumento de visitantes e é disso que queria falar. É realmente uma notícia boa. Mas para acabar, uma antiga dúvida : porque é que o Museu dos Coches é o mais visitado sempre?! O que terá aquela colecção de carroças de luxo de tão atractivo que portugueses e estrangeiros esvoaçam por ali que nem moscas no mel…? Por mim, até acho engraçado, mas valha-me Deus, ser o Museu mais visitado de sempre, faz-me espécie…




(clic para aumentar)

5 comentários:

Anónimo disse...

Olha!!! Não sabia que havia um Bosch nas Janelas Verdes! Agora é que vejo o esquecida que estou do Museu! Não vou lá há muitos anos :(
Vergonha...

Anónimo disse...

«As tentações de Sant'Antão» ( ou Sant'António?) de Hieronymus Bosch. É um quadro - um triptico - magnífico. Temos coiss muito boas nesse museu, Joaninha.

Anónimo disse...

lol
Também não entendo bem essa fixação aos coches!

Anónimo disse...

Eu penso que quem vai visitar museus é uma camada da população, quem vai ao cinema outra e até quem vai ao futebol, outra!
A verdade é que n´so passamos anos sem visitar um museu na nossa terra mas se vamos ao estrangeiro não passamos sem essa visita ritual!

cereja disse...

Tens razão Raphael! Quando se sai da nossa terra ficamos logo muito mais interessado em tudo. Nem é preciso ir ao estrangeiro - quando vamos a outra cidade procuramos ver o que ela tem de melhor e na nossa muitas vezes nem ligamos.
É um Bosch sim, Joaninha. Aqui o amigo das iniciais (JSC) tem toda a razão. Chama-se mesmo assim e também creio que Santo Antão é Santo António.