domingo, novembro 05, 2006

Excesso de água

Ontem brinquei um pouco com o facto de oscilarmos entre o 8 e o 80 em questões climáticas mas a questão é séria. Ou o escoamento nas cidades é mau logo de origem, ou as sarguetas andam sempre entupidas, mas alguma coisa de anormal se passa.
O certo é que de
Tomar ou Pombal , até ao Algarve , muitas e muitas terras ficaram alagadas implicando sustos e prejuízos. E, temos de ser justos, choveu torrencialmente é certo mas isto é um início de época e também não foi nenhum furacão! Há decerto erros de construção urbanística que permitiram a esta questão tornar-se tão grave como isto.
Mas planear-se as coisas como deve ser, parece não fazer parte do ‘espírito português’ mais famoso pelo tal «desenrascanço»
É pena.
Então não fomos um país de marinheiros onde se inventou a expressão «quem vai para o mar avia-se em terra»? Para mim o ditado significa exactamente planear o futuro.
Que é dele? Onde está esse 'planeamento'?

5 comentários:

ilha_man disse...

Na minha terra chuva não falta,mas raramente há estas cheias.As coisas são planeadas de forma a prevenir esse tipo de situações.
No Algarve não chove.Pelos menos deve ser este o pensamento dos engenheiros que planeiam construções por aqui.
Por exemplo em Faro, basta chover um pouco para a Rotunda do Hospital parecer uma piscina.

cereja disse...

Bem-vindo, ilha_man!
E era exactamente em terras como a tua que estava a pensar quando escrevi isto. Há pessoas que sabem prever e planear e outras que não. Claro que há zonas onde chove mais do que outras, mas deve pensar-se que pode chover!!!
Não diria que se planeasse a neve, coisa que ocorre de 50 em 50 anos, mas a chuva...Francamente!
E aqui em Lisboa é sempre a conversa das sarjetas entupidas. Porque raio não as desentopem durante o bom tempo...????

Anónimo disse...

Ilha_man, quanto mais falas nos Açores mais gosto deles. No outro dia era o lixo, hoje o modo como tratam o problema das chuvas. E quando foi o Tornado a calma que manifestaram foi também excelente.
Grande povo!
Nas férias do ano que vem, custe o que custar tenho de lá ir!!!

cereja disse...

Olá Joaninha! Tem piada encontrar-te aqui...Olha que os Açores valem todas as visitas. Aquilo é maravilhoso! Deviam era ter uns bilhetes de avião mais baratos...

Anónimo disse...

'esse' tipo de português que arrisca construir em cima da duna, ou no leito do ribeiro, tem aquela filosofia do senso comum que acha que 'enquanto o pau vai e vem, folgam as costas'.

if