terça-feira, novembro 21, 2006

Como é que fizeram?

Parece que em Espanha não se luta com as terríveis ameaças da Segurança Social a afundar-se como se diz que está a acontecer aqui.
Pelo contrário, afirmam que
«a segurança social espanhola deverá registar este ano um excedente de 11.900 milhões de euros […]valor recorde que quase duplica a estimativa inicial do Governo»
Ainda bem para eles.
Mas fica-nos uma dúvida: Como é que isto foi possível quando a taxa de desemprego era superior à nossa e o nosso salário mínimo nacional inferior?
Isto parece querer dizer, para quem é leigo em economia, que pode haver uma Segurança Social forte mesmo com desemprego, e uma boa economia apesar de salários decentes… Milagre?
É que isso de dizer que somos pequenos não serve de resposta para tudo.

7 comentários:

Anónimo disse...

Ainda há dúvidas...? Tem a ver com a nossa capacidade de gestão, e não com o tamanho. Há países do nosso tamanho ou até bem mais pequenos e muitíssimo mais avançados! A Dinamarca é metade de nós em tamanho e população, não tem nenumas riquezas especiais e olhem para lá!!!!

Explícito disse...

Excelente post!

Isso vem apenas demonstrar a falsidade do discurso miserabilista e de pânico dos nossos políticos e empreendedores.

Anónimo disse...

Esta conversa de que somos pequeninos, pobrezinhos, desgraçadinhos, já está enraízada!!! O Salazar usou-a bem, e a auto-estima era só para olhar para o passado, «descobrimentos e conquistas»; depois quando se esperava uma lufada de ar fesco, recomeça o mesmo choradinho. Já aqui tens falado muitas vezes nesses exemplos de outros povos com uma qualidade de vida muito superior, e que não partiram de uma base melhor do que a nossa...
Agora este caso como disse o Explícito, vem mesmo por a nú, que o que nos falta são políticos capazes e com visão desempoeirada.

Anónimo disse...

Mas ali no boneco estamos muito pequenotes... Assim tamanhinhos nem se chegava ao sofá, quanto mais!
lol Tá muito bem apanhado!

Anónimo disse...

Estou com Zé quanto à imagem, é giríssima, e com os comentários dos retantes.Mas pouco sabendo se SS, creio haver algua rezão, mas sobretudo a táctica do pânico, levando a inventar catástrofes, atentados, falências ( sempre as mesmas, SS ou de SN Saude ou, DO Sistema de educação, criando o panico permanente, a instabilidade , diminuindo as defesas como um AIDS social, que as expõe a teorias "oportunistas"que, depois, vão muito longe.fj

Anónimo disse...

Apoiado, FJ.
Também acho que não há esperança que aguente com esta permanente «intoxicação» de mau estar e desgraças permanentes. Parece que estamos sempre em risco de ir à falência anos a fim. Só receio que seja um pouco o pastor e o lobo...

cereja disse...

Ora ainda bem que para além dos meus visitantes habituais ( e muito queridos, lá por serem habituais não os desmereço, pelo contrário!) tive o Explícito e o FJ a concordar comigo.
E realmente FJ, a «táctica do pânico, levando a inventar catástrofes, atentados, falências» tem resultado. Anda muita gente cheia de medo, e o que me revolta mais é ver que esse medo ainda volta trabalhadores contra trabalhadores, como raramente se tinha visto antes deste governo.